
Com investimento de R$ 10 bilhões, GWM dá início à produção nacional2 min read

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A Great Wall Motor (GWM) deu início às operações de sua fábrica em Iracemápolis, interior de São Paulo, consolidando um marco importante para a indústria automotiva nacional. Com 1,2 milhão de m² de área total e 94 mil m² de área construída, a unidade tem capacidade instalada para produzir 50 mil veículos por ano e foi projetada para atender aos mais altos padrões de tecnologia e eficiência.
A operação começa com três modelos confirmados: o SUV híbrido Haval H6, disponível nas quatro versões já vendidas no País; a picape média Poer P30 e o SUV de 7 lugares Haval H9, ambos em versão única e equipados com motorização turbodiesel.
A estrutura industrial da fábrica inclui área de soldagem, linha de pintura robotizada, linha de montagem, sistemas próprios de energia e equipamentos, além de uma cadeia de suprimentos e logística integrada.
“O Brasil é estratégico para a GWM. Com esta fábrica, não estamos apenas produzindo carros, mas também gerando empregos de qualidade no País e desenvolvendo tecnologia e inovação para todo o continente”, destacou Mu Feng, CEO global da GWM.
Atualmente, a unidade conta com 600 trabalhadores e deve chegar a 1.000 empregos diretos até o fim do ano. A projeção é alcançar mais de 2.000 vagas quando a produção avançar para exportação de veículos destinados à América Latina.
A GWM também está formando parcerias com institutos de pesquisa e universidades brasileiras, fortalecendo a qualificação profissional em diferentes níveis, do técnico ao doutorado.
O investimento total da GWM no Brasil será de R$ 10 bilhões em dez anos. A primeira fase, até 2026, prevê R$ 4 bilhões, contemplando a reativação e ampliação da fábrica e o lançamento da marca no País. Já a segunda fase, entre 2027 e 2032, terá aporte de R$ 6 bilhões, com foco em nacionalização de peças, novos produtos e expansão da geração de empregos.
A operação brasileira adota o sistema “part by part”, considerado mais sofisticado que os métodos SKD e CKD tradicionais. Esse processo garante conteúdo nacional já no primeiro ano de produção, incluindo a pintura de 100% dos veículos fabricados no Brasil e a incorporação gradual de componentes fornecidos por empresas locais.
Atualmente, a GWM Brasil já tem mais de 110 empresas cadastradas como potenciais fornecedoras. Entre elas, 18 fornecedores já participam do desenvolvimento e produção dos primeiros veículos, incluindo multinacionais como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.