GWM confirma início da produção no Brasil e revela planos para novos modelos2 min read

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A GWM (Great Wall Motor) confirmou oficialmente que sua fábrica em Iracemápolis (SP) começará a operar a partir de julho de 2025. O primeiro modelo a ser nacionalizado será o Haval H6, SUV que já vem conquistando espaço no mercado brasileiro com sua proposta eletrificada e tecnológica.
Mas os planos da marca para o Brasil são ambiciosos: a planta também será responsável, futuramente, pela produção da caminhonete média Poer e do SUV Haval H9, ambos desenvolvidos sobre a mesma arquitetura. Com isso, a GWM reforça seu compromisso com o mercado nacional e amplia seu portfólio para competir em diferentes segmentos.
Inicialmente, a fábrica terá capacidade para produzir 50 mil unidades por ano, mas esse número deve dobrar gradativamente, alcançando 100 mil veículos por ano em uma segunda fase de expansão. A geração de empregos também acompanha esse crescimento: até o final de 2025, serão pelo menos 800 empregos diretos, com previsão de atingir até 2 mil postos de trabalho nos próximos anos.
Para viabilizar sua operação no país, a GWM já investiu R$ 4 bilhões na compra do local onde a fábrica será situada. E os planos de longo prazo são ainda maiores: entre 2027 e 2032, a empresa pretende investir mais R$ 6 bilhões para expandir suas operações e consolidar sua presença no mercado nacional.
Poer: a nova rival entre as picapes médias
O segundo veículo a sair da linha de montagem brasileira será a GWM Poer, uma caminhonete média que promete brigar de igual para igual com nomes consagrados do segmento. Inicialmente, ela será lançada com motorização turbo diesel, ainda a favorita entre os consumidores brasileiros desse tipo de veículo.
A Poer aposta em uma construção tradicional, com chassi do tipo escada e tração 4×4 com reduzida, voltada para uso robusto e fora de estrada. A suspensão traseira segue o mesmo conceito utilizado pela Nissan Frontier, com eixo rígido five-link e molas helicoidais, solução que deve proporcionar maior conforto e estabilidade ao rodar.
Versão híbrida plug-in a caminho
Além da versão diesel, a GWM já confirmou que a Poer terá uma variante híbrida plug-in no futuro. Essa configuração utilizará o mesmo sistema do Tank 300, com um motor elétrico acoplado ao câmbio, oferecendo uma opção mais sustentável sem abrir mão da performance. E para reforçar a proposta moderna e inovadora da marca, o visual dessa versão será diferente do modelo diesel.