• SHARE

Por Maria Julia Porton

Mulher no Volante

Dicas de Calibragem2 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 02:19

Você sabe a importância de calibrar os pneus do seu carro? Então, é difícil aprender sobre essa informação tão básica na autoescola, né? Mas, saiba, é muito importante pois além de trazer mais segurança, pode garantir economia para seu automóvel. As dicas que nós preparamos são para você saber quando, como e onde calibrar, garantindo assim, todos os benefícios do pneu cheio na medida certa.

 

LEMBRETE

Confira sempre como estão os pneus, se murchos ou cheios. Sim, a gente esquece de calibrar, e só vai pensar nisso, quando alguém passa ao lado do carro e avisa: -Ei, seu pneu está vazio, cuidado!. Quem mais já passou por isso? Eu muito! Até entender o quão importante é estar sempre atenta e conferindo quase que diariamente se os pneus estão bem calibrados. Ah, se notar algo diferente no volante, também pode ser sinal de pneu vazio, ou necessidade de balanceamento e geometria, mas isso falamos em outro post.

Nem sempre o pneu que precisa de calibragem está murcho, então é indicado que a motorista realize o enchimento dos pneus toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias.

MEDIDA CERTA

Rodar com pneus muito vazios ou cheios, pode causar prejuízos, por isso conferir a regulagem indicada pelo fabricante é muito importante, essa informação pode estar na parte interna da porta do motorista, no manual de instruções do automóvel ou na tampa do tanque de combustível. Cada pneu tem a sua indicação! Com os pneus calibrados de forma correta você pode economizar até 20% de combustível, e cada centavo de combustível é extremamente importante, né? Pneu calibrado é sinônimo de carro mais econômico.

ONDE ENCHER?

Quando eu penso em calibrar, a primeira opção que vem é posto de gasolina, mas, você tem mais opções! Os aparelhos de calibragem estão disponíveis também em todas as lojas Ford Dimas, e a equipe aqui, está sempre preparada para te ajudar. Não encontrou uma loja próxima ou um posto de gasolina de confiança? Outras oficinas especializadas em serviços automotivos também podem ter um aparelho disponível.

Os aparelhos de calibragem costumam ser mais confiáveis nas lojas especializadas em pneus (Como o Dimas), pois são ajustados com mais frequência, oferecendo uma calibragem precisa. Em todas as opções há profissionais preparados para te ajudar, mas caso queira aprender, preparamos um vídeo para você na próxima dica.

COMO ENCHER?

Procure um local próximo, pois os pneus devem estar frios, dirija por no máximo 3 quilômetros para realizar a calibragem. Solicite a ajuda de um profissional ou confira como fazer:

 

Agora que você já sabe tudo sobre calibragem, pode andar com o carro, você e os passageiros mais seguros, além de economizar.

Quer saber mais dicas? Assine nossa newsletter e fique ainda mais informada!