• SHARE

Por Maria Julia Porton

Mulher no Volante

Time Line das Motoristas2 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 01:29

Existe linha do tempo para tudo, né? Que tal conhecer a linha do tempo das mulheres atrás dos volantes? Já parou para pensar que há algum tempo nossas avós ou bisavós não podiam nem pensar em dirigir? Que difícil devia ser depender do marido, pai ou amigo para tudo, né? Mas conhecer um pouco da história delas, pode ter ajudar a assumir a direção de sua vida e escolher os caminhos para seguir -motorizada, é claro!

França, 1898 – Ano em que a primeira mulher obteve habilitação para dirigir, e a Duquesa Anne d’Uzés, também entrou para a história sendo a primeira a ganhar uma multa.

Paris, 1901 – Começa a história das mulheres pilotando em um rali, a corajosa foi a francesa Madame Camille Gamond Du Gast, a primeira prova dela durou mais de 25 horas.

Nova York, 1903 –  E quem poderia imaginar que o limpador de para-brisa foi inventado por uma mulher? Mary Anderson foi a responsável, e teve a ideia observando motoristas de bondes que precisavam abrir as janelas quando chovia. A invenção se tornou um equipamento obrigatório nos automóveis a partir de 1916. Ainda bem, né?

Brasil, 1932 – As brasileiras conquistaram a primeira habilitação depois de 34 anos das Francesas, as pioneiras foram Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling.

Bélgica, 1958 – A italiana Maria Teresa de Filippis, ganha o 10º lugar no Grande Prêmio da Bélgica, sendo assim a primeira mulher a participar da Fórmula 1.

Indianápolis, 2005 –  Estréia da norte-americana, Danica Patrick na Fórmula Indy,  ela concluiu a corrida na quarta posição e no ano de 2008 foi a primeira mulher a vencer uma corrida na Fórmula Indy.  Ela é uma piloto exemplo e tem o título de mulher mais bem sucedida no automobilismo.

E você? Conta pra gente a sua história de mulher motorizada.