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Recargas que viram árvores: como os carros elétricos estão compensando o consumo de energia em Santa Catarina7 min read

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Uma iniciativa da startup WeCharge, em parceria com a Carbon Free, propõe neutralizar a emissão de carbono gerada pelo abastecimento em eletropostos da rede catarinense

Quem substitui o carro tradicional, a combustão, pelo modelo elétrico, movido à base de energia, pode fazer muito mais do que somente reduzir a emissão de gases tóxicos e poluentes no meio ambiente. Também é possível devolver à natureza todo o impacto causado pela produção da energia elétrica que foi necessária para abastecê-lo. Essa compensação está sendo feita em Santa Catarina com o plantio de espécies nativas de árvores na área urbana – uma tendência que deve, pouco a pouco, mudar a estética das cidades. 

Funciona assim: a cada mês, o montante total da energia usada para carregar os carros elétricos em uma rede de eletropostos do Estado é revertido em mudas de árvores que irão compensar os impactos que esse consumo causou. As árvores têm a capacidade de absorver e armazenar o gás carbônico da atmosfera, neutralizando os poluentes emitidos pela mão humana e tentando equilibrar os impactos oriundos disso.

Em Florianópolis, o primeiro desses plantios será feito no dia 17 de setembro, em celebração ao Dia da Árvore (comemorado em 21/09), quando algumas espécies nativas da região serão plantadas no Jardim Botânico, numa parceria com a prefeitura local. A opção por espécies nativas, como o pau- brasil, não é por acaso: são justamente elas que ajudam a promover a recuperação do ecossistema de cada região. A ideia é compensar todo o consumo de energia que foi utilizado nos eletropostos da cidade desde janeiro, quando o levantamento de dados começou a ser feito. 

A iniciativa de fazer essa compensação vem da startup catarinense que está por trás da instalação e manutenção da rede de eletropostos no Estado, a WeCharge. Para o gerente da empresa, Matheus Dressler Maia, o caráter sustentável dos carros elétricos não deve se restringir apenas à sua ausência de poluentes, mas também a tudo que está relacionado ao seu uso e também gera impactos ao ambiente. 

Ainda que os veículos elétricos não dependam da gasolina e do diesel para circular, eles provocam outro tipo de impacto ambiental, menos intenso, mas nem sempre lembrado: a produção da energia elétrica necessária para o seu abastecimento, que também emite gases tóxicos na atmosfera. E é essa parte do ciclo de sustentabilidade que a WeCharge está tentando neutralizar.

“O impacto nunca é zero. Neste caso, ele vem da energia que foi disponibilizada para abastecê-lo e fazê-lo circular. Assim, quando compensamos a emissão de gases proveniente desta queima, conseguimos gerar benefícios ambientais na mesma proporção dos impactos causados”, explica o biólogo Luiz Henrique Terhorst, também é CEO da startup Carbon Free, que faz os cálculos de compensação ambiental para a WeCharge.

Um carro elétrico, ano 2020, que percorre 10 mil quilômetros, por exemplo, precisa de uma recarga de energia que irá emitir cerca de 200 quilos de gás carbônico no ambiente. O plantio de uma única árvore nativa já poderá compensar esse dano.

Só por curiosidade, se a mesma distância for percorrida por um carro a gasolina, a emissão de gás carbônico na atmosfera será de 1,5 toneladas, sete vezes e meia a mais do que um carro elétrico. Neste caso, seriam necessárias sete árvores para compensar o impacto que essa viagem causou. 

A emissão excessiva de poluentes feita por veículos movidos a gasolina e diesel, como automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas, por exemplo, estão entre as principais fontes de poluição do mundo hoje. Para que possam funcionar, tais veículos promovem a queima de combustíveis fósseis que emitem gases tóxicos e poluentes como monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre e fuligem, que, quando absorvidos pelo sistema respiratório, trazem sérios danos à saúde, como problemas respiratórios, alergias e até câncer. Além disso, contribuem diretamente com o aquecimento global. 

O plantio das árvores, no entanto, não serve apenas para compensar o gasto energético retirado da natureza para abastecer um veículo elétrico. A ideia vai além disso. É, também, uma forma de mostrar ao motorista, visualmente, o quanto representa a contribuição dele na preservação do meio ambiente. E, claro, ajuda também a estimular pequenas mudanças de atitudes nas pessoas que não circulam com carros elétricos por aí.

Como é feita a compensação

Para que a energia elétrica usada para abastecer veículos possa virar mudas de árvore pela cidade, um longo caminho precisa ser percorrido. Todos os meses, a WeCharge repassa à Carbon Free o total da energia consumida nos eletropostos de sua rede em Santa Catarina. Com esses dados em mãos, os técnicos da Carbon Free realizam um inventário de emissões, que converte e contabiliza o quanto a atividade representou, naquele mês, em gás carbônico emitido na atmosfera. Esse cálculo é feito por meio de um software. 

A partir daí, para descobrir quantas árvores são necessárias para neutralizar aquele valor, o trabalho é manual. Para chegar a esse valor, é utilizada uma base de dados científica que considera a realidade e as condições do ecossistema daquela região e sua capacidade de absorver ou não esse gás.

Segundo a bióloga Vivian Pellis, diretora de operações da Carbon Free, a troca de energia consumida por árvore plantada nunca é automática porque varia de região para região. Os cálculos dependem, por exemplo, da situação das áreas de vegetação de cada área, do tipo de espécies nativas que existem lá, de onde elas estão (se isoladas, num parque ou numa região florestal, por exemplo) e do seu estado de degradação, entre outros fatores.

A rede WeCharge

A WeCharge foi criada para atender uma demanda que está em crescimento em todo o país: a aposta em veículos híbridos e elétricos. Só no primeiro semestre de 2022, as vendas deste modelo já superaram os emplacamentos de todo o ano passado, segundo dados Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Os números do semestre representam um crescimento de 47% sobre o mesmo período do ano passado.

O sucesso de vendas dos carros híbridos e elétricos segue desde o ano passado, quando os números dispararam: ao longo de 2021, o número de emplacamentos deste modelo subiu 257% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Esses números apontam o que as montadoras já sabem: os veículos elétricos vieram para ficar. E, com eles, cresce também a estrutura necessária para atender às peculiaridades dessa frota, como pontos de carregamento. 

De olho nessa tendência, a WeCharge pretende facilitar o acesso à recarga a todos os proprietários de veículos híbridos e elétricos. Tudo isso é feito por meio do aplicativo WeCharge, que disponibiliza um mapa da região e indica onde existem postos de recarga, os horários de funcionamento, se estão ocupados no momento e quanto tempo demora para serem liberados. Depois de conectar o carro ao ponto de recarga, o motorista também consegue fazer todo o acompanhamento da recarga e é informado a respeito do valor a ser pago e do histórico das ativações anteriores.