Por Marketing

Carros elétricos

Volvo EX30 é eleito Carro Urbano do Ano5 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:03

Pequeno e poderoso, de fato – estamos celebrando a vitória do Volvo EX30, que chega ao Brasil ainda neste semestre e já foi premiado pelo World Car Awards!

Superando grande número de indicados, o EX30 foi premiado com o título de Carro Urbano do Ano 2024 em uma apresentação realizada na última semana de março, durante o New York International Auto Show. Nosso menor SUV também foi nomeado como um dos três melhores carros do mundo, em uma lista com outros 38 modelos.

“Vencer este prêmio com o EX30 é extremamente gratificante e uma grande validação da nossa ambiciosa estratégia de eletrificação”, afirma Jim Rowan, CEO global da Volvo Cars. “A resposta dos consumidores para o EX30 tem superado nossas expectativas, e se provou como o carro perfeito para o atual mercado, com o aumento constante de compradores que optam por mudar para um carro elétrico. Estou convencido de que o EX30 contribuirá fortemente para o nosso crescimento este ano e nos próximos”.

No Brasil, o carro está em período de pré-venda, desde setembro de 2023, e a grande maioria dos compradores são novos clientes para a marca.

“Este carro chega ao país para cumprir exatamente o papel esperado pela Volvo Cars. Ele chega revolucionando o setor automotivo e expandindo a eletrificação e a segurança da Volvo para um público ainda maior”, comenta Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Desde a apresentação, o EX30 logo se provou ser um carro muito popular com os consumidores – baseando-se nos pedidos, a marca espera que seja um dos modelos mais vendidos do ano.

O EX30 foi apresentado e aclamado há menos de um ano e já venceu uma série de grandes premiações, incluindo Carro do Ano, pelo The Sun, O menor SUV/Crossover do ano, pelo jornal Sunday Times; e o prêmio Eco Warrior of the Year da revista Top Gear.

Volvo EX30 no Road Show em sua passagem pela Dimas Volvo em Florianópolis-SC. Foto: José Somenzi

O EX30 foi uma grande soma ao portfólio de produtos da marca, que no país comercializa somente modelos plug-in híbrido e elétrico. É o menor SUV que já foi lançado pela marca e foi construído com plataforma desenvolvida para carro elétrico. Além de ter emissão zero de carbono, foi desenvolvido com o foco de minimizar ao máximo a pegada de carbono durante todo o ciclo de vida do carro, incluindo sua produção.

Interior do Volvo EX30 no Road Show na Dimas Volvo em Florianópolis-SC. Foto: José Somenzi

Volvo Cars em 2023 – Em 2023, o Volvo Car Group conseguiu um lucro operacional recorde de SEK 25.6 bilhões (doze bilhões de reais). O faturamento global em 2023 foi o mais alto da história da companhia, com SEK 399.3 bilhões (190 bilhões de reais). As vendas globais também foram recorde, com 708, 716 carros vendidos. 

Sobre o Volvo Car Group – A Volvo Car foi fundada em 1927. Hoje, é uma das mais conhecidas e respeitadas marcas de carro no mundo, atendendo a clientes em mais de 100 países por todo o mundo. A Volvo Cars está listada na Nasdaq de Estocolmo, onde é comercializada com a sigla “VOLCAR B”. 

“Pela vida. Dar a pessoas a liberdade de se mover de uma forma pessoal, sustentável e segura”. Este propósito é refletido na ambição da Volvo Car de se tornar uma empresa que produz automóveis 100% elétricos até 2030 e no seu comprometimento com uma redução constante de sua pegada de carbono, com a ambição de se tornar neutra climaticamente até 2040. 

Até dezembro de 2023, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.400 colaboradores. A matriz da Volvo Cars, assim como o desenvolvimento de produto, e as áreas de marketing e administração ficam localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As plantas de produção da empresa estão em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). Os centros de Pesquisa & Desenvolvimento e design ficam em Gotemburgo e em Shanghai (China). 

Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo possui cinco modelos em seu portfólio no Brasil. Em 2023, a empresa fez o pré-lançamento do novo Volvo EX30, que chega ao mercado com a intenção de dobrar o volume de vendas da empresa no país. O ano foi ainda o melhor da história da empresa em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022. 

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, seguiu liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.