• SHARE

Por Marketing

Copiloto

8 coisas sobre carros que você precisa saber4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:42

Cuidar bem do seu carro é uma das formas de aumentar a vida útil das peças e aproveitar melhor os benefícios que esse bem proporciona. Ao longo dos anos, entretanto, uma série de mitos sobre carros foi espalhada, fazendo motoristas adotarem hábitos que nem sempre são positivos.

Na tentativa de gerar economia, alguns desses hábitos têm efeitos contrário, ou simplesmente não se realizam. Chegou a hora de saber o que é fato e o que é fake no setor automotivo. Siga a leitura!

 

 

1 – Motor flex vicia em um combustível?

Abrindo a série fato ou fake sobre carros, a primeira fake. Nos carros equipados com motor flex, que aceita álcool ou gasolina, o sistema é capaz de identificar qual combustível está em uso e faz os ajustes necessários para o funcionamento. Entre outras questões, esse sistema faz o equilíbrio da quantidade de combustível injetado e a rotação de marcha lenta.

 

2 – O motor deve ser aquecido em dias frios?

Outra fake! Essa é uma prática que deixou de ser necessária nos carros novos e equipados com injeção eletrônica. A combinação da injeção eletrônica e das bombas de óleo e combustível – mais modernas e mais eficientes – faz com que a lubrificação do sistema e a dosagem correta da mistura ar/combustível sejam programadas de forma automática em toda partida. Então, não se esqueça: agora o motor deve ser aquecido com o veículo andando.

 

3 – Descer ladeira em ponto-morto economiza combustível?

Também uma fake. Assim como o aquecimento do motor, descer ladeira em ponto-morto para economizar combustível era interessante apenas nos carros do passado, equipados com carburador.

Atualmente, a injeção é cortada quando o veículo desce ladeiras engatado, pois as rodas fazem o motor girar. Se quiser economizar, desça ladeiras com o carro engrenado. Essa prática também evita o desgaste dos discos ou tambores de freio.

 

4 – Carros mais pesados consomem mais combustível?

Eis um fato! Sim, os carros mais pesadinhos consomem mais combustível. O mesmo serve para carros leves que estão com carga elevada, seja transportando pessoas ou bagagens. A matemática é a seguinte: A cada 100 quilos, um carro consome 1 litro a mais de combustível em um trajeto de 100 quilômetros. Na hora de viajar, leve somente o necessário para não aumentar demais o consumo.

 

5 – Dirigir com os vidros abertos consome mais combustível?

Mais um fato sobre carros e consumo de combustível, no entanto, isso acontece quando você está a mais de 80 km/h. Nessa condição, ao dirigir com os vidros abertos, há mais resistência no movimento, o que, por sua vez, exige mais energia, levando ao aumento no consumo de combustível. Gosta de sentir a brisa das janelas abertas? Lembre-se de fazer isso somente com o carro nas velocidades baixas.

 

6 – Guinchar carro com câmbio automático prejudica o veículo?

Outro fato! Guinchar um carro com câmbio automático do jeito errado pode trazer danos. Isso acontece porque as rodas da tração, tanto da frente quanto de trás, não podem rodar quando o motor encontra-se desligado. 

No Brasil, a maioria dos carros possuem tração dianteira e é possível transportar o carro no guincho apenas com as rodas traseiras. No entanto, se você não sabe onde é a tração, o ideal é rebocar o carro em guinchos com plataforma.

 

7 – Carros com apenas um dono são mais valorizados

Mais um fake. Só porque o veículo teve apenas um dono, não significa que o carro foi bem cuidado, afinal, existem diversos estilos de motorista. A avaliação vai depender de uma série de fatores, como a forma que o carro foi utilizado e se as manutenções foram realizadas no prazo. A dica é: faça as avaliações necessárias, ou tenha um mecânico de confiança para esse trabalho. 

 

8 – O gás do ar-condicionado acaba

Vamos fechar desmascarando mais uma fake sobre o universo dos carros. O gás do ar-condicionado não acaba e também não envelhece. A troca é necessária somente se é identificado um vazamento que, por sua vez, acontece por problemas no reservatório ou nas mangueiras. Se nada disso ocorreu, o gás do ar-condicionado deve resistir por toda a vida útil do carro.

 

Gostou de conhecer fatos e fakes sobre carros? Você também pode acessar a página “Fica Dica Ford Dimas” e encontrar mais dicas para cuidar do seu veículo. Até a próxima.

 

Fica Dica Ford Dimas