• SHARE

Por Marketing

Copiloto

Vale a pena comprar um carro com câmbio automático?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:32

Câmbio automático, manual ou automatizado? Qual o ideal para o seu carro? A resposta vai depender justamente do que você procura no seu veículo, pois cada modelo de transmissão tem desempenho diferente. Está com dúvidas no tema? Sem problemas! 

Neste post, vamos trazer os prós e contras de um carro com câmbio automático e você saberá se vale a pena ter essa tecnologia a sua disposição. Além disso, vamos explicar as diferenças entre o modelo automático e o automatizado. Embora as nomenclaturas se pareçam, o funcionamento delas muda. Siga a leitura!

Câmbio automatizado x câmbio automático

câmbio automático ecosport

EcoSport Titanium

Um carro pode ter o tradicional câmbio manual, estar equipado com transmissão automática, ou automatizada. O câmbio automatizado tem componentes iguais ao manual, como embreagem e caixa de marchas, mas utiliza sensores para analisar o funcionamento do motor. Depois disso, o sistema envia comandos para os atuadores, que alternam as marchas de forma automática.

Exemplificando: é como se um robô apertasse a embreagem por você e movesse a alavanca da marcha. Quem busca um carro com melhor desempenho tem a opção de usar o câmbio automatizado com dupla embreagem. Nesse caso, dois discos de embreagem têm a função de engatar as marchas, reduzindo o tempo de intervalo das trocas e os solavancos. 

O câmbio automatizado tem um preço menor. A manutenção desse sistema também é mais simples e acessível. Outra vantagem é que não há alterações significativas no consumo de combustível.

O câmbio automático, por sua vez, funciona com alguns recursos diferenciados. Em vez das peças da transmissão comum, esse sistema tem dispositivos mais sofisticados. No lugar da embreagem, por exemplo, um conversor de torque. Além disso, a troca de marchas segue critérios estabelecidos pelo próprio sistema.

A mudança de marcha é praticamente imperceptível ao motorista, principalmente por causa do conversor de torque, que faz a conexão entre o câmbio e o motor.

Alguns cuidados com o carro ajudam a garantir o bom funcionamento do câmbio automático, como verificar o sistema de refrigeração e fazer a troca do fluído de transmissão dentro do prazo recomendado pelo fabricante.

Outra diferença é que o valor de compra e de manutenção do câmbio automático é mais alto em relação ao sistema automatizado.

Prós e contras do câmbio automático 

câmbio automático

Câmbio automático do novo EcoSport!

A Ford está abandonando o Powershift de dupla embreagem e aderindo ao câmbio automático de seis velocidades, presente no EcoSport 1.5 e 2.0 por exemplo. Dentre as vantagens, o sistema automático proporciona uma direção mais confortável, trocas de marcha mais suaves e deixa o motorista mais a vontade na direção.

Em alguns modelos, as trocas sequenciais conferem uma experiência mais emocionante na direção. Os câmbios automáticos mais recentes também estão muito próximos da velocidade de troca dos modelos de dupla embreagem. 

Entre os principais problemas relatados, estão os trancos, patinações, uma certa demora no engate das marchas e algumas situações de travamentos, fazendo o câmbio entrar no módulo de emergência.

O problema não é difícil de ajustar, mas o custo sai um pouco alto, podendo chegar a  R$ 7 mil. O tempo de vida útil do câmbio automático tem relação direta com o torque do motor e o peso do carro.

Ao comprar um carro com transmissão automática, é preciso observar a relação entre o torque do câmbio, torque do motor e o peso do carro. Se tudo estiver muito próximo, o esforço do câmbio aumenta e o tempo de vida útil diminui.

A melhor opção para PcD

A facilidade na troca de marcha e o conforto do motorista fazem o câmbio automático ser ideal para equipar carros destinados a pessoas com deficiência, que necessitam de máxima praticidade no dia a dia. E você sabia que PcD pode comprar veículos com 20 a 30% de desconto? A concessionária Ford Dimas oferece essas vantagens.

Gostou de saber como funciona o câmbio automático e que ele é diferente do sistema automatizado? Agora que você sabe qual transmissão pode ser a melhor, que tal descobrir o carro que foi feito para você? Até mais!