Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    DIRIGIR EM CONDIÇÕES ADVERSAS
    • SHARE

    Por Marketing

    Copiloto

    Confira nossas dicas sobre como dirigir em condições adversas?4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 04:03

    Falar de um trânsito seguro, como estamos defendendo aqui no blog Dimas, é pensar, principalmente, na direção defensiva, que consiste, basicamente, em conduzir de forma consciente, segura e prudente, evitando acidentes e preservando a vida. É uma preocupação ainda mais necessária quando o condutor precisa encarar condições adversas no trânsito. Nesse texto, vamos falar sobre como dirigir em condições adversas e de algumas tecnologias que podem ajudar nessa tarefa.

     

    DIRIGIR EM CONDIÇÕES ADVERSAS

     

    Mapeando situações para dirigir em condições adversas

    Vamos direto ao ponto, agora, falando sobre como se portar diante de algumas das principais adversidades. Veja!

    Luz

    O sol, os faróis dos outros veículos, assim como a iluminação das rodovias e cidades, ofuscam a visão e provocam incômodo. É importante que o motorista não olhe diretamente para os faróis dos outros veículos e use óculos solar e o para-sol do carro para evitar problemas.

     

    Além disso, jamais se deve trafegar em luz alta ao cruzar outro veículo. É uma situação que, literalmente, cega o outro condutor.

    Condições climáticas

    Tempos chuvosos também fazem o motorista dirigir em condições adversas. Uma das recomendações mais básicas, nesse caso, é reduzir a velocidade e acionar o farol baixo, que vai auxiliar a visão do motorista e melhorar a visibilidade.

     

    Manter distância dos outros carros e evitar manobras ou freadas bruscas também é altamente recomendado por conta da pista escorregadia.

     

    Um dos principais riscos da chuva é a aquaplanagem, quando os pneus perdem contato com o asfalto e deslizam sobre uma lâmina de água acumulada na estrada. Se você está nessa situação, tire o pé do acelerador, completamente, não use o freio e procure manter a direção sob controle, sem movimentos bruscos.

     

    Se o problema for a ocorrência de neblina, além do farol baixo, os veículos equipados com luz de neblina devem usá-la. O farol alto jamais deve ser usado, por ofuscar ainda mais a visão de outros motoristas. O vento, apesar de não ser uma condição adversa tão reconhecida, pode ser um fator de transtorno ao motorista.

     

    Em situações de ventania muito intensa, o controle do carro efetivamente reduz, e o veículo pode ser empurrado ou forçado a um desvio de percurso. É outro momento para aliviar o pé e ser mais precavido. Além disso, para qualquer dessas situações, vale a recomendação de parar, assim que possível, principalmente se a condição do tempo estiver muito ruim.

    Condições do tráfego

    Na rotina do trânsito, além de atenção a pedestres, animais e outros veículos automotores, o motorista precisa estar ligado a ocorrência de imprevistos, como obras ou obstáculos na pista que também podem forçá-lo a dirigir em condições adversas.

     

    A dica é sempre ser cauteloso e prevenido, observando sinais de alerta. Se a situação for repentina e não permitir antecipação do condutor, a principal dica é não frear bruscamente. Essa é uma conduta que pode provocar derrapagem ou travar as rodas.

    Situação do carro e do motorista

    É fato que um veículo que passa por manutenção constante e adequada vai estar mais preparado para encarar as situações adversas. Portanto, tenha o cuidado necessário em garantir que seu carro esteja em boas condições para circular, com bons pneus, faróis em ótimo funcionamento, freios regulados, espelhos ajustados e equipamentos obrigatórios operantes.

     

    Da mesma forma, sua condição física e emocional também é importante. Não dirija com sono, fadiga, mal-estar e muito menos nervoso e estressado.

    A forcinha da tecnologia

    Na hora de dirigir em condições adversas, o motorista pode e deve contar com o auxílio da tecnologia. Aplicativos como o Waze e o Google Maps ajudam a traçar as melhores rotas e, no caso de São Paulo, há até mesmo um app que identifica pontos de alagamento. São ferramentas que colaboram na prevenção de perigos e na escolha de rotas mais favoráveis.

     

    O Drive Awake é uma dica muito útil. A funcionalidade é capaz de perceber se o motorista está com sono, por meio de uma varredura ocular, a partir da câmera do smartphone, e emite um alerta sonoro para despertar o condutor.

     

    Da mesma forma, a indústria automobilística vem cada vez mais se modernizando, na perspectiva de oferecer carros com funções inteligentes. O acionamento automático de faróis, limpador de para-brisas e os sistemas automatizados de estacionamento e controle eletrônico de frenagem são apenas alguns exemplos.

    Gostou das dicas sobre dirigir em condições adversas? Nosso blog tem muitos outros bons conteúdos e, nesse mês, em apoio ao Maio Amarelo, temos posts especiais sobre segurança no trânsito. Vale a pena conferir!