Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    cinto de segurança
    • SHARE

    Por Marketing

    Copiloto

    Importância do cinto de segurança: você sabe porque e como usá-lo?4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 04:01

    Por acaso você sempre usa o cinto de segurança ou, às vezes, cai no esquecimento? Se isso vem acontecendo enquanto dirige, precisamos fazer um alerta: o cinto de segurança é obrigatório. Mesmo que essa noção seja bastante difundida, muita gente ignora a necessidade de proteção e não admite a importância do cinto de segurança.

    Por outro lado, os exemplos da necessidade do uso do cinto são recorrentes. Em 2013, um motorista voltava para casa de madrugada quando descobriu isso da maneira mais difícil. Outro carro passou pelo sinal vermelho em alta velocidade, ele não teve tempo para desviar e os veículos colidiram.

    A batida foi tão forte, que o motorista atingido sofreu traumatismo craniano, lesões nas vértebras e hemorragia cerebral. Ele estava à beira da morte, mas sobreviveu para contar a história. Depois de se recuperar do acidente, admitiu que poderia ter evitado um ano inteiro de reabilitação com um pequeno detalhe: usar o cinto de segurança.

    A verdade é que, mesmo com todas as técnicas de direção defensiva, alguns acidentes são inevitáveis e o cinto talvez seja a única proteção contra lesões gravíssimas. Por isso, é essencial entender a importância do cinto de segurança e usá-lo sempre.

     

    cinto de segurança

     

    Importância do cinto de segurança

    Estatísticas indicam que o cinto tem o poder de salvar muitas vidas nos acidentes de trânsito. Quem está no banco do motorista pode diminuir em até 50% as chances de óbito e quem está no banco traseiro diminui em até 75%.

    Isso porque o uso de cinto evita que a pessoa seja arremessada para fora do veículo. Quando o motorista está em alta velocidade e freia o carro, bruscamente, o efeito da aceleração no corpo dos passageiros não se encerra. Quem está sem o cinto é jogado contra o vidro, que se quebra, facilmente, podendo causar sérias lesões.

    A importância do cinto de segurança ainda vai além. Usá-lo diminui em 40% o risco de traumatismo craniano. Lembra do motorista do início do artigo? Ele teria um problema a menos na lista de traumas e lesões do acidente.

    Quando é obrigatório usar o cinto?

    Algumas pessoas pensam que não precisam usar o cinto quando dão uma saidinha pelo bairro. Mas um carro andando a 50 km/h está em velocidade suficiente para arremessar o motorista para fora do veículo e causar danos sérios ao passageiro.

    Além de ser obrigatório por segurança, o cinto também está incluso nas leis de trânsito. Motoristas que deixam de usá-lo cometem uma infração grave, recebem multa e perdem pontos na carteira.

    E não é só o motorista que precisa estar protegido. Caso você seja parado em uma blitz e um de seus passageiros não esteja usando cinto, você também será multado.

    Outra confusão bastante comum é sobre o uso do cinto para crianças. Elas também precisam utilizá-lo e, quando muito pequenas, é obrigatório transportá-las em cadeiras especiais de segurança.

    Como ajustar o cinto de segurança?

    A importância do cinto de segurança para a saúde e vida dos passageiros do veículo é inegável. Mas nem todo mundo que usa o cinto está completamente protegido. Ele precisa ser colocado corretamente para ser eficiente.

    O lugar certo para usar o cinto de três pontos, que na maioria dos veículos está nos bancos da frente, é passando sobre o ombro. Ele nunca pode passar pelo pescoço ou rosto, pois deixá-lo perto dessas áreas aumenta as chances de lesões no caso de impacto.

    O cinto abdominal precisa ficar sobre a região pélvica do passageiro. Nunca deixei-o sobre o abdômen.

    A posição do banco também é importante para o uso do cinto. Quanto mais inclinado ele estiver, mais difícil ajeitá-lo.

    O apoio de cabeça também precisa estar regulado. Cuidado para não posicioná-lo muito baixo, deixando as têmporas de fora do apoio.

    Punição por não usar cinto de segurança

    Algumas pessoas só entendem a importância do cinto de segurança quando ele afeta o bolso. Por isso, existem multas específicas para esses casos. Quando o passageiro não usa o acessório, o motorista deve pagar R$ 195,23 em multa e ainda perde 5 pontos na habilitação. Um detalhe: o valor da multa aumenta quando existe mais de um passageiro sem cinto.

    Por isso, motoristas e passageiros precisam adquirir o hábito de colocar o cinto assim que entram no carro. Quer manter todos que você ama bem e seguros? Não se limite em colocar o próprio cinto, lembre todos de usá-lo. A importância do cinto de segurança para prevenir danos maiores nos acidentes é muito grande e não pode ser ignorada.

    Outros conteúdos sobre segurança no trânsito você pode ler aqui em nosso blog ou acessar o nosso Guia de Segurança no Trânsito e ficar ciente da sua responsabilidade na construção de um trânsito mais seguro!