• SHARE

Por Marketing

Copiloto

O que avaliar no test drive?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:15

Comprar um carro sem testá-lo antes pode trazer algumas frustrações. Para ajudar, neste post, falamos sobre o que todo motorista precisa avaliar no test drive

Nós também selecionamos as dúvidas que você deve tirar com o vendedor na visita à concessionária. Essa é a hora de deixar a timidez de lado e perguntar sobre tudo que importa a você! Vamos em frente?

 

O que avaliar no test drive?

 

o que avaliar no teste drive?

 

A hora do test drive serve para você definir se vai ou não ter determinado modelo, então, observe os mínimos detalhes, principalmente se está fazendo a compra do primeiro carro. A seguir, veja o que avaliar no test drive

É muito importante que você tente repetir ao máximo as principais situações do dia a dia, em especial o percurso casa-trabalho, a melhor referência para todo motorista.

Perceba cada espaço do carro

Lembra quando você restringiu suas opções de modelo, com base na forma como pretende usar o carro? No test drive, é hora de checar se o carro é como você imaginou ou como disseram que ele seria. 

Por exemplo: se procura espaço, leve a família junto com você nesse momento e pergunte se todos se sentem confortáveis. Se outro familiar vai dirigir durante a semana, deixe ele dirigir para que também possa tirar suas conclusões sobre o carro.

 

O que avaliar no test drive? Atenção ao interior!

O test drive é o momento para checar a qualidade do carro no interior. Veja, por exemplo, se a parte interna das portas é satisfatório para você. 

Atenção às partes escondidas, como embaixo do forro do porta-malas, dos tapetes e no forro da marcha. E não se esqueça de uma boa olhada no painel como um todo.

 

Percorra estradas íngremes

A concessionária, geralmente, vai propor um percurso para o test drive, mas você pode pedir adaptações. Se vai comprar um modelo 1.0 e o trajeto proposto não tem estradas com subida, solicite alteração para testar o carro nos famosos “morros”. Além disso, vale a pena ligar o ar-condicionado para testar a  potência do veículo no limite.

 

Simule todas as situações

Outra questão importante: vai rodar com o carro nos horários de pico? Então, uma parte do test drive deve ser feita em um local com mais movimento para que você conheça bem o desempenho do motor. 

Uma parte do trajeto pode ser feita em vias com trânsito mais leve, mas no dia a dia, sempre tem uma fila aqui, uma sequência de sinaleiras acolá, então, o ideal é testar o carro no máximo de cenários possíveis.

 

O que avaliar no test drive? Teste os faróis!

Em uma área mais isolada – pode ser na concessionária mesmo – teste a visibilidade noturna do painel e do quadro de instrumentos. Nesse momento, veja também a luz dos faróis e se o design das lanternas agrada suas preferências.

 

O que perguntar ao vendedor na concessionária

 

o que avaliar no teste drive?

 

Na interação com o vendedor, a primeira questão é pra você conseguir adaptar o test drive, ou seja, pergunte sobre o percurso que é feito normalmente. 

Ele deve informar a extensão, que varia de 1,5 km até 6 km, dependendo do roteiro. Não hesite em tirar o máximo de dúvidas, pois ele quer vender e você está perto de fazer um investimento importante.

Para você conhecer bem o custo-benefício do carro, dúvidas sobre o consumo de combustível também podem ser sanadas pelo vendedor no test drive

Se está testando um modelo básico ou intermediário, pergunte sobre os itens que vêm no seu carro, porque os modelos de teste quase sempre são os topo de linha.

 

Visite o Dimas e conheça os modelos Ford

 

A Ford Dimas está no mercado há mais de 40 anos e aqui você faz o test drive no carro que deseja com total liberdade. Aqui você pode fazer um test drive em toda linha Ford Brasil.

Gostou da leitura? Confira também o nosso guia completo para comprar um carro com planejamento e segurança e até a próxima!

 

comprar um carro com planejamento e segurança