Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    • SHARE

    Por Marketing

    Copiloto

    Trânsito próximo a escolas: você sabe quais são os cuidados necessários?4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 03:56

    Quando os pais deixam seus filhos na escola, eles esperam que os pequenos estejam em um ambiente que propicie o aprendizado e o desenvolvimento, mas também se preocupam que fiquem em completa segurança. A escola, geralmente, faz de tudo para garantir a tranquilidade que os jovens precisam, mas o ambiente externo pode ser bem mais perigoso, especialmente o trânsito próximo a escolas.

    Esses locais costumam ter um tráfego bastante intenso, em especial nos horários de entrada e saída. Alunos nem sempre são cuidadosos ao atravessar a rua por exemplo. Alguns se esquecem de se manter sempre na calçada durante as brincadeiras e a correria na ida para casa ou no retorno. Por isso, é essencial que os adultos sejam responsáveis e mantenham as crianças seguras com boas atitudes no trânsito.

    Quer entender como fazer sua parte e garantir a segurança de todos no trânsito próximo a escolas? Siga a leitura e veja algumas dicas.

    1. Fique atento à sinalização no trânsito próximo a escolas

    Trânsito próximo a escolas

    Em geral, o trânsito próximo às escolas é bem sinalizado. Assim que um motorista se aproxima dessas áreas, logo visualiza sinais para prestar atenção à faixa de pedestres e avisando sobre a travessia.

    Uma das dicas mais importantes para garantir sua segurança e dos alunos é prestar atenção a toda sinalização. Isso inclui o limite de velocidade! De nada adianta querer proporcionar um ambiente seguro para os alunos, pais e professores, se você dirige acima do limite nessas áreas.

    Lembre-se que, quanto mais rápido o veículo está, menor o tempo para reação do motorista. Assim, se um problema acontecer, será mais difícil desviar do obstáculo a tempo.

    Tenha cuidado com a velocidade! De acordo com as regras de trânsito próximo de escolas, o condutor que trafegar acima da velocidade pode ser penalizado com multa. A pena inclui detenção de seis meses.

    2. Mantenha o farol aceso

    De acordo com legislação vigente desde 2017, o motorista deve andar com o farol baixo aceso em rodovias que estão devidamente sinalizadas. No entanto, especialistas recomendam manter os faróis em qualquer tipo de via, mesmo as urbanas.

    No trânsito próximo a escolas, a utilização dos faróis é ainda mais importante. A luminosidade serve como um alerta complementar sobre a aproximação do veículo. Mesmo que o barulho das brincadeiras da escola esteja alto demais para ouvir a aproximação do carro, a luz ajuda a emitir o alerta e deixar os estudantes mais atentos.

    3. Atenção aos horários de entrada e saída

    Logo pela manhã, enquanto os pais deixam as crianças na escola, o movimento é bem mais intenso que o normal na região. O trânsito maior de veículos pode gerar um leve congestionamento. Além disso, é normal que pais e crianças atravessem as vias nesses horários.

    O papel do condutor responsável é tomar muito cuidado, dirigir abaixo do limite de velocidade e observar a faixa de pedestres. Dê preferência para o pedestre e pare quando perceber que crianças querem atravessar. Além disso, fique sempre atento, se alguém sair correndo no meio do trânsito, você precisa reagir adequadamente.

    Se possível, evite transitar próximo de escolas nos horários de entrada e saída. Quanto menos veículos estiverem aumentando o tumulto no local, melhor. Caso seja inevitável, siga as dicas que demos neste tópico.

    Está em dúvida se um ponto do seu trajeto é área escolar? A recomendação é baixar um app de navegação, como Google Maps, ou o Waze. Eles mostram locais com trânsito mais pesado, como próximo a escolas, e ajudam a evitá-los.

    4. Use os equipamentos de segurança adequados

    Você está transportando seu filho para a escola, por isso, precisa enfrentar o trânsito na região? Então, é importantíssimo usar todos os equipamentos de segurança específicos para o transporte de crianças no carro.

    Lembre-se que os assentos do veículo foram feitos para adultos bem maiores. Crianças pequenas não estão seguras, mesmo quando usam o cinto de segurança. Por isso, pais precisam adaptar seu carro com o uso de cadeiras próprias para cada idade.

    As crianças mais velhas devem receber orientações para sempre usarem o cinto de segurança. Além disso, sempre transporte somente a quantidade de passageiros suportada pelo veículo.

    Alguns pais imaginam que, como cabem mais de quatro crianças no carro, por causa de seu tamanho, é aceitável levar os filhos e amiguinhos. O problema é que o veículo não possui equipamentos de segurança para todos. Não importa se você é pai transportando crianças ou um motorista passando pela área, previna-se sempre no trânsito próximo a escolas para manter todas crianças seguras.