Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    • SHARE

    Por Marketing

    Copiloto

    Saiba como garantir segurança durante ultrapassagens no trânsito4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 04:04

    Nesse mês em que o blog Dimas está divulgando conteúdos para você dirigir com mais segurança, chegou a hora de falar sobre as ultrapassagens no trânsito. Você sabia que, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as ultrapassagens inadequadas estão entre as principais causas de acidentes graves?

     

    Pressa e impaciência são motivos que fazem os motoristas desrespeitar as regras e colocar em risco à sua vida e a de outros condutores. O grande perigo está no fato de que, durante a realização da manobra, o veículo trafega na direção contrária e pode desencadear uma colisão frontal, acidente que lidera as estatísticas de morte no trânsito.

     

    No balanço oficial da PRF de 2017, as ultrapassagens indevidas resultaram em 2015 acidentes e 425 mortes. Então, fique atento ao nosso post com dicas para realizar ultrapassagens no trânsito com segurança.

    Seja responsável ao realizar ultrapassagens no trânsito

     

    ULTRAPASSAGENS NO TRÂNSITO

     

    Uma das primeiras e mais fundamentais regras é a que permite ultrapassar no trânsito apenas pela esquerda. Por isso, nas vias com mais de uma pista, as faixas da direita são destinadas aos veículos que trafegam em menor velocidade.

     

    É expressamente proibido realizar ultrapassagem pela direita. Além disso, é importante que você se certifique de que o carro da frente não vai dobrar à esquerda antes de fazer a ultrapassagem.

     

    Ultrapassar com segurança é algo que começa antes mesmo de o condutor realizar a manobra. Em primeiro lugar, é preciso se certificar de que não há outro veículo atrás ou à frente também em processo de ultrapassagem.

     

    Outro cuidado: é fundamental checar se a faixa contrária está efetivamente livre no tempo necessário para a manobra. Na hora de ultrapassar, ligue a seta e mantenha distância dos veículos que estão sendo ultrapassados. Concluída a manobra, faça um novo sinal de seta, indicando retorno à sua faixa de circulação.

     

    Se você perceber que está sendo ultrapassado, seja gentil e colabore, sem jamais acelerar ou dificultar, de qualquer forma, o procedimento do outro condutor. O CTB estabelece, inclusive, que, estando à esquerda, o motorista se desloque para a faixa da direita. Os veículos lentos também devem guardar distância entre si, possibilitando que outros condutores executem a ultrapassagem.

     

    As situações especiais e os sinais de trânsito

    Os sinais de trânsito também são muito importantes. Eles foram criados para estabelecer comunicação e trazer segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Por isso, dirija com toda atenção nas indicações relacionadas à ultrapassagem.

     

    Você não deve realizar ultrapassagens nas curvas, pontes, intersecções, acostamento ou passagens de pedestres. Também é proibido e passível de multa ultrapassar cortejos, desfiles e formações militares.

     

    Outra situação na qual o motorista deve redobrar o cuidado é a ultrapassagem de ônibus ou algum veículo que, por problema mecânico, por exemplo, esteja parado na via. Nesse caso, é crucial reduzir a velocidade e ter atenção ao movimento de pedestres.

     

    Além disso, siga as faixas indicativas presentes no asfalto. Quando a pista tem uma ou duas faixas contínuas, não é permitido ultrapassar em nenhum dos dois sentidos.

     

    Se houver uma pista contínua e outra tracejada, apenas o lado tracejado permite a ultrapassagem. Quando ambas as pistas são tracejadas, a manobra é liberada nos dois sentidos.

    Evite as multas e preze pela segurança

    As multas pela execução de ultrapassagens inadequadas estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro a fim de coibir os acidentes causados por manobras arriscadas. As penalidades estão associadas, basicamente, à realização de ultrapassagem em locais ou situações proibidas e variam da categorização leve à gravíssima: R$ 88,38 a R$ 293,47. Além disso, o motorista recebe o registro de até 7 pontos na carteira habilitação.

     

    No caso de infração gravíssima, o valor pode ser multiplicado, tendo em vista a seriedade do desrespeito à lei. Também é importante ressaltar que impedir uma ultrapassagem de outro condutor é uma conduta passível de multa e é classificada como uma infração média.

     

    Para além de evitar multas, saber realizar ultrapassagens no trânsito da forma adequada é uma atitude que colabora com um tráfego mais respeitoso e que valoriza a vida dos demais. Portanto, não colar no veículo da frente, estar de olho nos retrovisores e jamais entrar em disputa com outros condutores no trânsito também são dicas importantes

     

    Nossas estradas e vias não são pistas de corrida. Seja consciente e embarque no apoio da marca Dimas à causa do Maio Amarelo, dirigindo pela paz no trânsito.