Por Gabriel Colombo

Dimas

Assinatura de Carros no Brasil: Uma Nova Tendência Entre os Consumidores 2 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 01:52

Talvez esse termo ainda seja uma novidade para muita gente, mas a assinatura de carros no Brasil já é uma grande tendência em mobilidade no país. Essa modalidade mais vem ganhando novos adeptos cada vez mais, de todas as idades e classes sociais.

A mudança na relação entre os consumidores e a compra de veículos mudou, principalmente por conta da alta nos índices de desvalorização. Esse foi um fator muito importante para a assinatura conquistar seu espaço no mercado brasileiro.

Em países da Europa, como, por exemplo, o Reino Unido, algumas marcas já representam 40% de vendas no mercado de assinaturas. Aqui no Brasil as vendas caminham para o mesmo lado. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), espera-se que essa modalidade cresça cerca de 14,3% nos próximos anos. 

Quais as principais vantagens em relação à compra? 

Ainda há quem torça o nariz quando se fala em assinar um carro, porque existe uma ideia de que ao final do contrato você não será o dono do carro.

Os carros do país estão cada vez ficando mais caros e sofrendo maior desvalorização. Se pensarmos no valor de um financiamento, somado ao valor de impostos, como o IPVA, o valor do seguro, das revisões, manutenções e gastos com imprevistos, a assinatura sai em grande vantagem pela economia que você terá a longo prazo.

Além disso, você não sofre com a desvalorização do veículo na hora de trocar por outro ainda pode ter um carro zero todo ano sem a burocracia da compra e venda. Todos esses fatores são responsáveis por aumentar a busca por assinatura de carros no Brasil.

Qual a diferença entre assinatura e o aluguel de carros? 

Esses dois serviços são bastante confundidos, mas existem algumas diferenças que fazem com que atinjam diferentes públicos e modalidades. Na assinatura, o cliente assina o carro por um período de no mínimo doze meses, e paga um valor único em todas as parcelas. Esse valor já é calculado com todos os custos adicionais inclusos. Além disso, na assinatura é possível escolher um modelo zero quilômetro.

Na locação de veículos, o cliente fica com o carro por um curto período, que pode variar entre dez ou trinta dias. Além disso, o valor do serviço de aluguel pode variar.