• SHARE

Por Marketing

Ford

55 anos do Mustang: relembre os modelos já existentes5 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:21

Nem todo mundo consegue passar dos 50 mantendo a elegância e altamente cobiçado, mas esse carro conseguiu. Em 2020, a Ford vai comemorar os 55 anos do Mustang com uma versão especial, o Mustang Black Shadow. Neste post, vamos viajar no tempo, relembrando versões anteriores do clássico esportivo da Ford. Quer aproveitar e saber como ficou a versão comemorativa? Siga a leitura!

 

Os 55 anos do Ford Mustang

 

 

Qual foi o mais marcante para você? Foram tantos ao longo desses 55 anos de história! O protótipo do Mustang foi criado em 1962, com desenhos de Joe Oros. O nome do carro foi escolhido em homenagem ao avião de caça P-51 Mustang, usado na 2ª Guerra Mundial.

O carro tinha apenas dois lugares, motor de seis cilindros e um design futurista. Destaque para o capô, no estilo focinho de tubarão. Também chamavam atenção as tomadas laterais de ar e os escapamentos saindo da lataria. E advinha onde foi a estreia: Em uma corrida de Fórmula-1 nos EUA.

 

O lançamento

O Ford Mustang foi apresentado ao público em 17 de abril de 1964, com um estilo único para os modelos da época, e nas versões cupê e conversível. Os dois tinham quatro lugares, capô grande, traseira curta e teto baixo. Na grade frontal, o tradicional cavalo do Mustang.

 

Mustang Fastback

 

Fonte: Reprodução: https://bringatrailer.com/

 

Essa versão, lançada no final de 1964, foi marcada pelo desenho da traseira, que tinha um caimento suave e estiloso. Era um carro mais esportivo que o cupê e o conversível. Além disso, o pacote GT trouxe modificações mecânicas, como suspensão mais forte e escapamento duplo.

 

Shelby GT350

O Shelby GT350 surgiu a partir de uma parceria entre a Ford e o ex-piloto Carrol Shelby. Nessa versão, foram feitas mudanças na mecânica e na carroceria. Os freios foram trocados e o banco traseiro retirado para o modelo ganhar um novo capô. Foi considerado por muitos um carro de corrida disfarçado.

 

Shelby GT500

Impossível falar dos 55 anos do Mustang sem falar desse modelo. Os Muscle Cars eram tendência em Detroit na década de 1960, assim nasceu o Mustang Shelby GT500. Esse modelo tinha modificações estéticas, como capô de plástico com bolha, e entradas de ar nas colunas. 

Passava dos 200 km/h e ia de 0 a 96 km/h em 6,8 segundos. Vinha com ar-condicionado, direção assistida e muitos opcionais, mas tinha produção limitada, o que fez do GT500 um mito.

 

Segunda geração

Le Lacocca era presidente da Ford Motor Company, em 1970, e pediu um Mustang menor e mais econômico. A segunda geração do Mustang surgiu em 1973 e, no primeiro ano, vendeu 385.993 unidades. O carro era 48 cm mais curto e tinha 222 kg a menos. Era vendido nas versões cupê e hatchback, mas em 1974 já havia outros modelos, como Mach 1 e Hatchback.

 

Terceira Geração

Nessa geração, de 1979, o Mustang foi baseado na plataforma Fox, 90 quilos mais pesada. O carro tinha opções de motor com 88 CV, 109 CV, ou 140 CV. Depois, a Ford resgatou o seis-cilindros em linha, com 94 CV de potência.

 

Quarta Geração

Essa reformulação aconteceu em 1994. Tinha um desenho moderno e linhas arredondadas, resgatando o espírito esportivo. Era possível ter um motor V6, de 3,8 litros e 145 CV, ou um V8 302 de, 4,95 litros e até 215 CV na versão GT. Aqui, o Ford Mustang voltava a ser um Muscle Car.

 

Quinta geração

Essa geração é marcada pelo desenho retrô, que se inspirava nos carros dos anos 1960. Foi apresentado no Salão de Detroit, em 2004, e passou ter motores V6, com 210 CV, e V8, com 300 CV.

 

Novo Mustang

O novo Mustang foi exibido no Salão de Detroit em 2014. No interior, acesso e partida por botão – sem chave -, sistema de entretenimento Sync e o sistema de áudio Shaker. Uma versão moderna, mas com traços do passado.

Foi o carro com a primeira aplicação de um motor EcoBoost, de 2,3 litros e quatro cilindros com turbo, com mais de 309 CV e 41,5 m.kgf de torque. 

 

Black Shadow

Ford Mustang Black Shadow

(Divulgação/Ford – Reprodução: Quatro Rodas)

 

A versão comemorativa dos 55 anos do Mustang é marcada por detalhes únicos, como as pinturas no teto e no aerofólio em preto e as faixas decorativas nas laterais e no capô.

O Mustang Black Shadow também possui rodas aro 19, com desenho exclusivo e emblema preto na grade frontal. No interior, o emblema “55 Years”.

Os bancos com costuras diferenciadas, além do revestimento Alcantara®, que também foi usado nas portas.

O carro tem motor V8 de 466 cv, transmissão automática de dez velocidades.

Gostou da leitura? Se você é um expert em carros de sucesso, vai gostar de responder nosso Quiz do Mustang. Será que você sabe de tudo? Boa sorte e até a próxima!

 

powered by Typeform