• SHARE

Por Marketing

EcoSport

Comprar um SUV: o que você deve levar em conta?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:01

Você, que acompanha nosso blog, já está super por dentro dos automóveis que conquistaram o coração dos brasileiros: os utilitários esportivos. Porém, antes de comprar um SUV, o que deve-se levar em conta? Preparamos um conteúdo com tudo que você realmente precisa saber para acertar em cheio na hora de comprar o seu. 

 

Não abra mão da pesquisa para comprar um SUV

Se informar é, sem dúvida, o primeiro passo. O mercado oferece uma vasta gama de modelos. Então pesquise opções, compare preços, itens de série, acabamentos internos e acessórios disponíveis.

Outra dica importante é sempre fazer o test-drive. É fundamental saber como você se sente ao dirigir, percebendo o conforto e a funcionalidade proporcionadas na condução. 

 

Conheça as características e diferenciais dos carros SUV’s

 

Esse também é o momento ideal para um olhar técnico. Percorra trechos de ladeira, observe a performance de dirigibilidade nas curvas, teste os freios. Dessa forma, além de medir o desempenho, você observa a segurança que o automóvel transmite.

O momento de pesquisa, aliás, também deve ser aproveitado para dimensionar o mercado. Consultando a tabela FIPE, você tem acesso à média de valor para comprar um carro SUV. Procurando pelo preço do modelo que lhe interessa, fabricado em anos anteriores, você vai ter ideia da taxa de depreciação. Um item, aliás, decisivo para uma compra assertiva.

 

comprar um suv: ecosport

EcoSport – SUV da Ford

 

De olho em alguns truques

Via de regra, toda a categoria de carro têm detalhes técnicos que devem ser observados pelo motorista, para uma excelente compra. E os SUVs não fogem à regra. Uma das orientações trazidas por especialistas é a relação entre peso e potência.

Trata-se de um aspecto importante pois, na prática, os utilitários esportivos são mais robustos, o que pode comprometer o desempenho. Então, preste atenção nas especificações técnicas de peso e potência do motor. O ideal é que a divisão entre esses dois fatores resulte numa cifra elevada.

A altura do carro é outro fator importante. Afinal, a posição de direção é um dos grandes atrativos levados em conta por com quem busca comprar um SUV. Além de observar o seu conforto para entrar, sair e dirigir o carro, preste atenção nesse dado para ter certeza de que vai ser possível estacionar e manobrar o veículo da sua garagem.

Tecnicamente falando, também vale a pena reforçar que nem todo o utilitário compacto é perfeitamente adequado ao uso off-road. Ou seja, quando o objetivo ao comprar um carro SUV é usar o veículo para trilhar ou percorrer terrenos acidentados, certifique-se de que o modelo e o tipo que você está adquirindo atendem esse perfil com perfeição. 

Nesse caso, é preciso que o utilitário ofereça, por exemplo, tração integral (AWD ou 4WD) e pneus de uso misto. Aliás, o tamanho da roda precisa da sua atenção. Um diâmetro maior vai trazer mais conforto, no caso dos SUVs. 

No checklist de segurança e estabilidade, confira se o modelo em que está interessado oferece distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TSC) e de estabilidade (ESC) e suspensão traseira independente. 

 

Os SUVs da Ford

A linha Ford tem duas excelentes opções para quem está interessado em comprar um carro SUV. O Edge, irmão maior do sedã Fusion, atende melhor quem procura um dos chamados SUVs grandes. É um utilitário que se destaca no seu segmento, oferecendo câmbio automático de até oito velocidades e potência máxima de 320 cavalos.

O desempenho é excelente e o carro chama a atenção pelo design diferenciado, que se agrega ao ótimo espaço interno e do porta-malas. Uma  equação ideal, portanto, para as famílias e quem gosta de viajar de carro. 

E o que dizer do EcoSport, que se tornou um dos queridinhos dentre os utilitários compactos? Considerado a melhor compra da categoria pela Revista AutoEsporte, em 2018, ele ganhou uma versão 2020 à altura do seu destaque. Uma novidade que promete é que o estepe não vem mais na porta traseira.

 

Assista ao vídeo sobre o novo EcoSport 2020 

 

Foi uma medida que ampliou o espaço interno e se alia a um mix de segurança reforçado. O novo EcoSport é equipado com itens como Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Tração (TSC), Sistema Anticapotamento, Assistente de partida em rampas (HLA), Sistema de Monitoramento de Ponto Cego com Alerta de Tráfego Cruzado. A versão top de linha, a Titanium, sai de fábrica com pneus run flat, que podem rodar vazios

Para quem gosta e quer comprar um EcoSport, nós preparamos um quiz imperdível. Responda o  “Descubra o quanto você sabe sobre o EcoSport!” para conferir como anda seu conhecimento sobre um os SUVs preferidos dos brasileiros.

 

comprar um suv: teste seus conhecimentos sobre o Ecosport