• SHARE

Por Marketing

EcoSport

Conheça as características e diferenciais dos carros SUV4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:16

Conforto para dirigir, altura em relação ao solo, funcionalidade e um maior espaço interno são alguns dos motivos para os motoristas preferirem os carros SUV. A demanda do mercado é tanta que, em 2018, 1 em cada 5 carros comercializados no país eram utilitários esportivos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).  

 

Um motivo e tanto para falarmos mais sobre as características e benefícios que tem conquistado tanta gente, não é mesmo? Siga lendo e desvende o mundo desses veículos.

 

O que são os carros SUV?

A sigla SUV resume o nome Sport Utility Vehicle. Em tradução livre, são os Veículos Utilitários Esportivos. No Brasil, um dos primeiros modelos de que se tem notícia já era assinado pela Ford. Quem não se lembra da icônica Rural Willys? Produzida entre os anos 50 e 70, foi um sucesso de vendas.

 

Se pensarmos na característica técnica, o carro SUV pode ser definido como uma perua montada sobre o chassi de uma caminhonete. 

 

Porém, para que um modelo seja enquadrado nessa categoria, as montadoras precisam seguir critérios de altura da carroceria e capacidade off road. Quem define isso é o Inmetro, mas especificamente dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Os critérios incluem, por exemplo, uma altura mínima em relação ao solo (a partir da carroceria) de 18cm.

 

As modalidades de carros SUV e Crossovers, apesar de diferentes, guardam várias similaridades. Por isso, no caso do mercado brasileiro, ambas as categorias acabam enquadradas na linha dos utilitários esportivos ou compactos. 

 

Vantagens dos SUVs

Um dos grandes destaques dos carros SUV é, sem dúvida, é o amplo espaço interno. Eles são pensados e desenvolvidos para o transporte de passageiros com mais conforto. 

 

Além disso, há diferenciais de segurança e estabilidade. A posição de direção mais alta traz mais visibilidade e o sistema de suspensão reforçado ameniza o impacto da passagem por lombadas, rampas e buracos.

 

Outras condições de melhor dirigibilidade são percebidas em casos de estreitamento de pista ou alagamentos, por exemplo. Nessas situações, o condutor tem mais facilidade e firmeza ao dirigir. 

 

Considerando desempenho e potência, os motores de quatro ou seis cilindros representam ganhos significativos. No quesito consumo de combustível, as versões mais compactas, de quatro cilindros, podem chegar ao mesmo padrão dos sedãs de luxo. E isso com o benefício de um carro mais robusto!

 

Além disso, temos o elemento design. Os carros SUV não se diferenciam apenas pela beleza e elegância que o fazem muito apreciado. O teto é mais alto, o porta-malas tem mais capacidade. Isso é o que faz com que, além de bonito, esse tipo de carro seja multifuncional, servindo para trabalho, passeio e viagens em família.

 

Os carros SUV da Ford

 

Carros SUV da Ford: EcoSport Titanium 2020

Carros SUV da Ford: EcoSport Titanium 2020

 

A linha de SUVs oferecidos pela Ford ao mercado inclui o Edge, irmão mais velho do Fusion, e o EcoSport, nacionalmente conhecido e um dos grandes destaques no mercado brasileiro de utilitários esportivos. Como você pode perceber no nosso post sobre a evolução do carro, a chegada do EcoSport, em 2003, revolucionou o mercado do segmento no país. 

 

De lá para cá, a preocupação constante com aprimoramento manteve o utilitário em destaque no mercado. No ranking do mercado de usados do último mês de março, divulgado pela Fenabrave, o EcoSport é líder. De acordo com a entidade, os modelos seminovos do SUV foram os mais comercializados, num total de 11.254 unidades.

 

A versão 2018, por exemplo, foi considerada pela Revista Auto Esporte a melhor compra da categoria. Um dos motivos, além do design imponente, foi o novo interior, repleto de inovações e tecnologias embarcadas. 

 

Elas estão presentes, principalmente, na Titanium, a versão top de linha. Outros pontos destacados por especialistas são o conforto e os bons nortes de engenharia e aerodinâmica. 

 

Uma trajetória que não para por aí. Em 2020, a Ford aposta numa versão ainda mais espaçosa, econômica, segura e eficiente. O novo EcoSport traz mais espaço ao interior e ao porta-malas, com o estepe não vindo mais adaptado à porta traseira.

 

A versão top de linha, a Titanium, sai de fábrica equipada com pneus run flat, que rodam vazios por cerca de 80 quilômetros. É uma das inovações de segurança que soma a um mix de equipamentos que ganha maior conformidade aos padrões internacionais como Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Tração (TSC), Sistema anticapotamento, Assistente de partida em rampas (HLA), Sistema de Monitoramento de Ponto Cego com Alerta de Tráfego Cruzado e muitos outros.

 

Quiz do EcoSport 

Vale a pena conhecer as versões do EcoSport e ficar por dentro de um dos carros SUV preferidos do país. E para testar seus conhecimentos sobre ele, não deixe de responder nosso quiz. O “Descubra o quanto você sabe sobre o EcoSport!” também vai fazer você se divertir.

 

carros suv: o quanto você sabe sobre o EcoSport?