• SHARE

Por Marketing

Ford

História do Ford Ka: conheça as versões de grande sucesso5 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:33

Você sabia que o Ka já atingiu sua maioridade? É isso mesmo. São 22 anos que fazem a história do Ford Ka. O carro, originalmente lançado em 1996 no mercado europeu como um modelo de entrada, evoluiu e hoje continua encantando consumidores em sua terceira geração.

As linhas curvilíneas e disruptivas ao mesmo tempo fizeram do veículo o mais moderno da época. As curvas presentes no desenho diferenciavam o painel arredondado, trazendo um icônico relógio oval junto ao volante. A história do Ford Ka, inclusive, estreou o New Edge, um conceito de design utilizado posteriormente pelo Focus, Mondeo e até o Mustang em 1999. 

 

A história do Ford Ka começa na década de 90

 

Fonte Wikipedia. A história do Ford Ka

Fonte Wikipedia. A história do Ford Ka

 

No lançamento para o mercado brasileiro, em 1997, o Ford Ka foi considerado um modelo subcompacto urbano, pequeno, econômico e agradável ao volante. São adjetivos bem destacados pela Revista Quatro Rodas, falando da primeira geração.

A título de curiosidade, você sabia que história do Ford Ka remete ao Egito antigo? Seu desenho original é inspirado na forma de pirâmide, como nas lanternas e na própria silhueta da carroceria. Além disso, ka em tradução livre do egípcio antigo significa alma. 

De volta para à idade contemporânea, o carro chegou ao Brasil depois de já estar disponível na Europa. Por aqui, o primeiro modelo tinha os motores econômicos Endura-E 1.0 e 1.3. 

O Ford Ka foi, ainda, o primeiro carro nacional a ter faróis de superfície complexa, com desenho nos refletores e não nas lentes. O modelo inicial também já tinha comando hidráulico de embreagem e imobilizador de motor, com código na chave. 

 

Inovações aprimoram desempenho

 

Fonte Wikipedia. A história do Ford Ka

Fonte Wikipedia. A história do Ford Ka

 

Foi na virada do milênio que o Ford Ka trouxe ao Brasil, de forma pioneira, o motor de 1,6 litro. A versão XR, lançada em 2001, era equipada com o famoso motor Zetec RoCam de 95 cavalos, que garantia uma pegada rápida e econômica ao mesmo tempo. 

Era um modelo com mais fôlego e paralelo à atualização de estilo de 2002. Na ocasião, as lanternas traseiras vinham maiores e com novo desenho.  Um prenúncio do que viria com a segunda geração da história do carro Ford Ka, em 2008. 

Além de ganhar nova cara, o carro oferecia mais espaço para passageiros e bagagem. A geração 2 da história do Ford Ka também trouxe à cena os motores flex. Em 2012, algumas alterações foram promovidas na dianteira, com novo para-choque e lanternas translúcidas. 

 

A terceira geração

 

Fonte Wikipedia. A história do Ford Ka

Fonte Wikipedia. A história do Ford Ka

 

Marcando a aproximação da metade da década, em 2014, a Ford trouxe ao mercado a terceira geração do Ka. Paralelamente, foi lançado, também, o modelo sedã, antes não disponível, bem como as opções com cinco portas, na versão chamada de Ka +.

É o que os especialistas consideram a consolidação do Ford Ka. O carro passou a ter por base a plataforma do New Fiesta, e vinha com mecânica moderna e ótimo espaço interno, comparado às versões anteriores.

Na geração 3 da história do Ford Ka, também chamavam a atenção os bons acabamentos e o qualificado mix de itens de série, com ar, direção, vidros e travas elétricos, além de sistema multimídia. Outro diferencial importante foi a modernização do motor. A nova geração trazia as opções 1.0 litro de três cilindros flex, e 1.5 litro.

Para quem se interessava pela linha esportiva, a versão Trail, de 2017, era super adequada. Nesse modelo, havia suspensão e pneus mais altos. Foi um primeiro experimento da versão Freestyle, o atual modelo aventureiro do carro.

Outra curiosidade interessante é que a terceira geração do Ka foi desenvolvida completamente pela Ford Brasil.

 

Os modelos mais recentes

Em 2018, mais novidades de estilo. Os parachoques dianteiro e traseiro ganham design inédito. O interior também se renova e a evolução do Ford Ka oferece tela multimídia de 7 polegadas e câmbio automático de 6 velocidades. 

As versões atuais são equipadas com uma série de itens de série, mesmo nas versões de entrada. A S 1.0, por exemplo, além dos 3 anos de garantia, possui assistente de partida em rampas (HLA), abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado, direção elétrica, indicador de troca de marcha no painel, vidros dianteiros elétricos e trava elétrica das portas com controle remoto. Tudo isso de série!

O Ka Titanium, em contrapartida, está no topo da linha. Além dos ítens de série apontados acima, essa versão se destaca pela segurança, incluindo 4 airbags (frontais e laterais) e controle de estabilidade e tração. No quesito conforto, a gama é ampla: câmera de ré, computador de bordo, bancos com revestimento premium, partida sem chave (Ford Power), piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia SYNC 2.5® com tela flutuante, e vidros elétricos. Tudo isso com a comodidade da transmissão automática!

Tudo isso se agrega à história de evolução constante do Ford Ka, que faz dele um campeão de vendas e um carro marcante na vida de muitos motoristas. Quer conferir as versões 2020 desse veículo que atende públicos de todos os tipos? Clique e simule o financiamento oferecido pelo Dimas.