• SHARE

Por Sabrina Rodrigues

Tendência

Tendência: O futuro do mercado automotivo3 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 02:32

Vivemos momentos de incertezas no mercado automotivo brasileiro, entretanto, o setor vem caminhando a largos passos em direção a um consumo mais saudável, construindo um futuro com inovações que influenciam consideravelmente no nosso modo de viver e a nossa relação com esse patrimônio. E a questão “Qual é o futuro dos carros?” vem sendo respondida.

Algumas tendências do mercado chegaram com força e, pensando no futuro, trouxeram autonomia, aumento da segurança no trânsito e conectividade com a tecnologia atual.

Futuro elétrico

Refletindo diretamente no produto final, o carro ganhou novas formas de condução e atualizações, mostrando um pouco das tendências que estão sendo adotadas.

A eletrificação de carros já é realidade, mas um breve deslumbre de como será nosso futuro sustentável, tornando a forma como utilizamos nosso meio de condução mais consciente e confortável. Já imaginou nunca mais precisar parar em um posto de gasolina? O bolso agradece!

Considerando isso, as pesquisas para melhorar a autonomia desses modelos vêm se desenvolvendo a fim de aumentar a distância que o carro alcança em condução 100% elétrica. Essa autonomia permite, além de termos a disposição postos elétricos isentos de custo, a possibilidade de carregar o carro na garagem de casa.

mercado automotivo

Tecnologia autônoma

E os avanços não param por aí! Com o consumidor mais confiante na tecnologia, surgiram sistemas que tornam as conduções mais seguras, que é o caso da direção autônoma e assistentes.

Ações como fazer curvas, manter o carro entre as faixas e estacionar sozinho vêm facilitando as tarefas do motorista e garantindo a segurança de condutor e passageiros, e indicam um grande avanço na função de direção autônoma.

Essas mudanças refletem diretamente na mobilidade urbana, que por vez tornam o deslocamento cotidiano mais sustentável, seguro e integrado.

mercado automotivo

Conectividade

As integrações já são possíveis por conta das tecnologias incluídas em alguns modelos. O GPS, ao qual que costumávamos recorrer em trajetos desconhecidos, agora é integrado ao painel do carro, permitindo viagens mais tranquilas e seguras. O acesso à internet a partir desses itens também são soluções do futuro que já fazem parte do dia a dia.

Além disso funções como diagnosticar possíveis falhas, calibragem dos pneus e agendamento de serviços pela internet podem ser feitas a partir do comando do carro, que se conecta ao celular do condutor e permite acessar os principais aplicativos e informações, com auxílio do comando do volante.

mercado automotivo

Entre as principais tendências, são essas que mais vêm ganhando força no mercado automobilístico, estabelecendo novos padrões para os modelos vendidos no país e para a expectativa dos consumidores.

Esses avanços refletem diretamente na melhoria da mobilidade urbana, um dos grandes problemas nas principais cidades do mundo, pois carros mais modernos têm melhor desempenho e podem vir a organizar os fluxos dos aglomerados urbanos.

Você concorda? Conte para nós o que você mais espera do futuro.