Por Marketing

Volvo

Mais um para a coleção: Volvo EX30 recebe o renomado prêmio de design ‘Red Dot Best of the Best’5 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:56

O Volvo EX30 é o mais novo vencedor do ‘Red Dot: Best of the Best Product Design 2024’, prêmio que avalia o design de diversos tipos de produtos anualmente há 69 anos. Na edição deste ano, o menor SUV da marca sueca recebeu a nota 93 de 100 pelo júri formado por 39 especialistas de design, de diversos países do mundo, os quais consideraram os critérios de qualidade em função, sedução, uso e responsabilidade.

“O Volvo EX30 incorpora os valores de design da Volvo Cars em um formato mais compacto e é uma vitrine do design escandinavo premium, onde a forma segue a função”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “O EX30 também apresenta a menor pegada de carbono de qualquer carro Volvo totalmente elétrico até o momento e foi projetado para ser tão seguro quanto qualquer outro carro Volvo.

Está repleto de tecnologia de ponta e é perfeito para o mercado atual, à medida que um número crescente de compradores de automóveis muda para carros elétricos”. A premiação do Red Dot agora compõe os mais de 20 títulos que o EX30 já conquistou. Entre eles, está prestigiado Car Design Award 2024, criado em 1984 pela revista Auto&Design. Há também o prêmio The Sun – Car of the Year, o prêmio Small SUV/Crossover of the Year do Sunday Times e o prêmio Eco Warrior of the Year da revista Top Gear.

Design é a essência do EX30

O SUV elétrico mais recente da Volvo apresenta uma longa distância entre eixos, rodas grandes e balanços equilibrados, trazendo harmonia e requinte ao exterior. Além disso, a utilização de materiais naturais e reciclados no EX30 constitui em mais um grande passo em direção aos objetivos de sustentabilidade da marca sueca.

Como se não bastasse, os projetistas aproveitaram os espaços do carro para a criação de um tema centralizado para tudo no seu interior, desde armazenamento até controles e telas. Isso contribui para a flexibilidade e as proporções premium que podem ser percebidas desde o primeiro contato com o SUV.

volvo ex30 painel tela display

“Estamos muito ansiosos para as primeiras entregas deste carro aos nossos novos clientes. O EX30 é um carro que traduz exatamente nossos valores em uma versão escandinava e minimalista do mercado Premium. Nossa expectativa é recebermos ainda mais prêmios com a chegada desse modelo ao mercado brasileiro”, complementa Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil. Volvo Cars em 2023 – Em 2023, o Volvo Car Group conseguiu um lucro operacional recorde de SEK 25.6 bilhões (doze bilhões de reais).

O faturamento global em 2023 foi o mais alto da história da companhia, com SEK 399.3 bilhões (190 bilhões de reais). As vendas globais também foram recorde, com 708, 716 carros vendidos. Sobre o Volvo Car Group – A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje, é uma das mais conhecidas e respeitadas marcas de carro no mundo, atendendo a clientes em mais de 100 países por todo o mundo.

A Volvo Cars está listada na Nasdaq de Estocolmo, onde é comercializada com a sigla “VOLCAR B”. “Pela vida. Dar a pessoas a liberdade de se mover de uma forma pessoal, sustentável e segura”. Este propósito é refletido na ambição da Volvo Cars de se tornar uma empresa que produz automóveis 100% elétricos até 2030 e no seu comprometimento com uma redução constante de sua pegada de carbono, com a ambição de se tornar neutra climaticamente até 2040. Até dezembro de 2023, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.400 colaboradores.

A matriz da Volvo Cars, assim como o desenvolvimento de produto, e as áreas de marketing e administração ficam localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As plantas de produção da empresa estão em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). Os centros de Pesquisa & Desenvolvimento e design ficam em Gotemburgo e em Shanghai (China). Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo possui cinco modelos em seu portfólio no Brasil.

Em 2023, a empresa fez o pré-lançamento do novo Volvo EX30, que chega ao mercado com a intenção de dobrar o volume de vendas da empresa no país. O ano foi, ainda, o melhor da história da empresa em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60 seguiu liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria. A Volvo é a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.