• SHARE

Por Marketing

Finanças

Comprar um carro fora de linha: saiba quando vale a pena3 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:06

O chamado ‘’carro fora de linha’’ é aquele veículo que não é mais produzido pelas montadoras. Geralmente o automóvel para de ser fabricado ou pode ser repaginado, onde o modelo antigo ganha uma versão atualizada, às vezes com outro nome, e passa a ser vendido.  O que acontece, é que para limpar o estoque as concessionárias fazem de tudo para vender esses modelos. Mas será que vale a pena comprar um carro fora de linha? Descubra neste post.

 

É muito comum ver nas ruas e nas lojas veículos fora de linha, os modelos continuam fazendo sucesso mesmo não sendo mais fabricados. E certas ofertas atraem alguns tipos de compradores que estão em busca de um automóvel. Mas também surgem algumas dúvidas na hora de comprar esse tipo de carro e você precisa estar ciente da compra que está fazendo.

 

Comprar carro fora de linha: saiba quando vale a pena

Fonte: Reprodução: https://pemavel.com.br/carro-que-saiu-de-linha-comprar-ou-vender/

 

Leia também: Carro seminovo: vale a pena fazer essa compra?

 

Prós e contras em comprar carro fora de linha

O primeiro ponto positivo em comprar veículo fora de linha está no preço. Para limpar as garagens e liberar espaços para os modelos novos, as lojas buscam vender os modelos antigos por preços mais acessíveis, por conta da desvalorização e pelo fato de ser um veículo que não será mais fabricado. É a compra ideal para quem busca preço baixo em um carro novo.

 

Outro fator favorável é o seguro auto. Umas das coisas que influenciam o preço que você irá pagar para a seguradora é o modelo do seu carro, e já que no caso é um modelo desvalorizado, o valor do seguro tende a ser mais barato. Mas é importante checar se há cobertura para seu carro dependendo do ano e da marca.

 

Mas, também existem alguns outros pontos a serem analisados na hora de comprar um carro fora de linha. Por exemplo: quanto tempo você pretende ficar com esse carro? Se a resposta for“bastante tempo”, tudo bem, siga em frente! Porém, se a sua ideia é vender logo depois, você sairá perdendo. Isso por conta da tal desvalorização, que já foi citada, sobre um veículo que saiu de linha. O índice de desvalorização de um carro que parou de ser produzido é bem maior do que a de um carro 0 km comum.

 

A questão da manutenção também é algo que você deve ter consciência.  O que acontece é que, por lei, as montadoras são obrigadas a continuar fornecendo peças de reposição do modelo por 10 anos. Mas isso não funciona muito na prática. O ideal é você checar se as peças do seu veículo são compatíveis com as de outro veículo ainda em circulação, pois caso necessite, não terá problemas para fazer a troca.

 

Comprar carro fora de linha: saiba quando vale a pena

Fonte: Reprodução: https://blog.mixauto.com.br/dicas-para-comprar-carro-usado-e-carro-seminovo/

 

Leia também: Onde comprar carros seminovos? Conheça a opção ideal

 

O que faz uma montadora parar de fabricar um modelo de veículo envolve inúmeros fatores, e isso não quer dizer que o carro seja ruim ou que tenha problemas. É apenas estratégia da marca. Em resumo, comprar um carro fora de linha pode ser um ótimo negócio, mas você precisa ter certeza que essa compra será favorável.

 

E para saber se está na hora de comprar um carro, faça o nosso teste!

 

 

powered by Typeform