• SHARE

Por Marketing

Finanças

Consórcio de carros: quanto tempo demora para ser contemplado?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:36

O consórcio é uma espécie de poupança coletiva, que servirá para a compra de bens, como carros e até imóveis. Embora ofereça algumas vantagens, se você quer ter um desses bens imediatamente, essa não é a melhor opção. Quer saber por quê? Siga a leitura do post e entenda como funciona consórcio de carros.

 

O que é o consórcio de carros

 

 

O consórcio de carros é uma modalidade com vantagens e desvantagens para a compra de veículo no Brasil. Mas, para colocar as mãos no volante, você precisa esperar a contemplação e isso pode demorar um pouco.

 

Como funciona

Quem opta por fazer um consórcio geralmente não tem, ou não pode comprar um carro a vista, tampouco oferecer uma boa entrada. O serviço é feito por empresas autorizadas a atuar no ramo e exercer o papel de administrar consórcios.

Tudo começa com a reunião de pessoas interessadas em comprar um bem, dentro de uma determinada faixa de preço. Todo mês, os participantes contribuem com um valor mensal, que é somado e usado para comprar ao menos um bem a cada mês. 

A pessoa que vai receber a soma do dinheiro para comprar o carro é definida em sorteios e continua pagando as parcelas até o término do contrato. Outra forma de contemplação é dar lances, que funcionam como uma entrada. O integrante do grupo que fizer o maior lance será contemplado, afinal, conseguirá pagar o maior número de parcelas de uma vez.

 

Vantagens do consórcio 

A primeira vantagem do consórcio de carros é democratizar as formas de compra de veículos, em especial para quem não tem o valor total. As parcelas são mais baixas e não há juros, somente uma taxa administrativa que é paga pela administradora, que tem custos para formar o grupo, deixar o dinheiro organizado e fazer os sorteios. 

Outra vantagem do consórcio de carros é que os participantes não precisam comprovar renda, nem correr atrás de um avalista. O pagamento é por boleto, o que facilita e traz segurança para o processo. Além de menos burocracia.

O consórcio também é uma forma de pagamento mais flexível. Geralmente, as pessoas podem escolher um contrato que se encaixe com a sua situação financeira. 

É possível entrar em um consórcio de carros com um tempo menor de duração e pagar parcelas mais altas, ou em um contrato mais longo, nesse caso, com parcelas mais acessíveis.

 

Prazo de contemplação

A principal desvantagem do consórcio de carros é o tempo que a contemplação pode demorar. Se tiver muita sorte, você até pode ser o felizardo do primeiro sorteio. O seu nome também pode sair apenas no meio, ou no final do consórcio, o que pode levar alguns anos, quando o contrato é dos mais duradouros.

Por esse motivo, o consórcio não é muito indicado para quem gostaria de comprar o carro mais rápido, pois,na maioria das vezes, a contemplação ocorre no médio e longo prazo. Existem algumas ações que podem acelerar a contemplação, veja a seguir.

 

É possível antecipar a contemplação?

Fora do sorteio, existem duas modalidades de lance: o lance livre e o fixo, com valores que variam, dependendo da administradora.

No livre, o comprador escolhe um percentual que deseja oferecer. Para ser contemplado, o lance tem que ser o maior do grupo. No fixo, o comprador precisa pagar um percentual que se aproxima de 15% do valor total de crédito.

Em alguns sorteios, pode acontecer de duas ou mais pessoas darem o lance fixo. Para desempatar, é verificada a cota sorteada e vence a mais próxima dela. Se a cota sorteada foi a de 10 e uma pessoa de cota 10 e outra de cota 20 fizeram o lance, a cota 10 será contemplada.

Depois, basta quitar as parcelas restantes em dia. Problemas financeiros e judiciais com a administradora podem impedir a compra. E, se você ainda não foi sorteado, a falta de pagamento de uma parcela pode fazer sua cota ser retirada. Essa é uma regra que varia dependo da administradora. Algumas não aceitam atraso nem de uma parcela, outras toleram até três.

De qualquer forma, evite a inadimplência para não prejudicar as demais pessoas no consórcio de carros. É fundamental que todos estejam em dia para a realização do sorteio.

Gostou da leitura? Você pode saber ainda mais sobre consórcios e outras formas de comprar um carro acessando nosso guia sobre o financiamento de veículos.