• SHARE

Por Marketing

Finanças

Financiar um carro: como escolher a melhor opção?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:49

Cansou de esperar na fila do ônibus e se atrasar para o trabalho? Que tal terminar o ano de 2019 realizando o sonho de comprar um carro? Muita gente tem essa ambição, porém, nem todo mundo consegue pagar o valor de um automóvel à vista. Uma das saídas, nesse caso, é financiar um carro e diluir o valor da compra em parcelas mensais que cabem no bolso.

 

O que preciso saber para financiar um carro

 

Financiamento de veículos -

Financiamento de veículos

 

Para ajudá-lo nessa empreitada, fizemos essa lista com 5 respostas para dúvidas muito comuns a quem pretende saber como financiar um carro. Você entenderá, por exemplo, se precisa de uma idade mínima para isso e conhecerá outros aspectos que influenciam, inclusive na taxa de juros do financiamento. Vamos lá!

 

É possível financiar um carro sem dar entrada?

Essa possibilidade existe, mas não é muito recomendada para o bolso do consumidor. A princípio, você pode ter a sensação de que está economizando na compra do carro se não precisa pagar uma entrada, no entanto, a conta pode ser mais alta depois. 

O fato é que se você deixa de dar a entrada que, na maioria dos casos fica entre 10 e 20% do valor do veículo, a cobrança de juros, com certeza, ficará maior nas parcelas. A dica de ouro que temos para você é uma só: planejamento

Se não conseguiu um troquinho para financiar o veículo, a melhor opção é esperar um pouco mais e fazer uma reserva para dar uma entrada. Quanto maior a entrada, menores serão os juros.

 

Trabalhador autônomo consegue financiar um veículo?

O mercado de trabalho mudou! O Brasil ainda se recupera, da sua mais recente crise econômica. Com o desemprego em alta, a solução para muitas famílias foi o trabalho autônomo. Você se enquadra nessa situação? Sem problemas, trabalhadores autônomos também estão aptos a financiar um veículo.

A única diferença, nesse caso, é que a análise de crédito será feita nos moldes das análises para pessoas jurídicas. Tudo vai depender da renda comprovada com extratos bancários e do seu score, uma métrica utilizada por bancos e financeiras para avaliar o risco do investimento por meio da análise do perfil do consumidor.

 

É possível financiar veículo com nome no SPC ou Serasa?

Nesse caso, a resposta é um pouco menos animadora para o comprador. Se você está devendo na praça e com o nome no SPC ou Serasa, provavelmente, os bancos e financeiras nem sequer farão sua análise de crédito. 

O raciocínio é simples: se você não está conseguindo honrar seus compromissos, dificilmente, poderá assumir o financiamento de um carro que pode levar até 60 meses para terminar.

Essa é mais uma situação que reforça a importância do planejamento antes de comprar um carro. Portanto, se você está com o nome sujo, precisará saldar a dívida antes de tentar financiar o carro. Se tem dúvidas sobre a sua situação, visite o CDL da sua cidade.

 

Qual é a idade máxima e mínima para financiar um carro?

Essa é para nossos leitores jovens ou na melhor idade. Existe uma restrição de idade para realizar o financiamento e algumas condições especiais para pessoas com mais de 70 anos ou muito novas.

Bancos e financeiras querem o máximo de garantias antes de aprovar o crédito de qualquer consumidor. Por isso, o fator idade é importante. A idade mínima para financiar um carro é 18 anos e a máxima é 70. 

Apesar de existir a possibilidade de financiamento a partir dos 18, é bastante incomum a aprovação de crédito para menores de 20. Se você está nessa faixa-etária, ou quem já passou dos 70, precisará de um avalista, com parentesco de primeiro grau para conseguir o financiamento.

 

E a idade do carro, tem algum impacto no financiamento?

Sim. Além da idade do comprador, o ano do veículo também tem impacto para quem pretende financiar um carro. Quanto mais antigo o modelo, maior é a chance de o carro apresentar problemas – e isso pode gerar inadimplência. 

É por isso que as principais financeiras e também os bancos preferem abrir financiamento para carros um pouco mais atuais .Ou seja, aqueles que começaram a circular a menos de 10 anos. Quando a aprovação de crédito é aceita para carros mais antigos, a taxa de juros vem um pouco mais alta do que para veículos mais atuais.

Bom, agora, você tem muitos indicativos do que precisa estar em ordem para encontrar as melhores condições antes de financiar um carro. Para ter uma noção ainda mais completa, que tal ver nosso e-book sobre financiamento de veículos?

 

Financiar um carro