• SHARE

Por Marketing

Copiloto

Gastos com o carro: 5 investimentos que valem a pena4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:03

A compra de um carro é grande momento na vida de muitas pessoas. Entretanto, você precisa se planejar e dedicar um tempo até encontrar o modelo mais adequado às suas necessidades. Depois da escolha e da compra, é preciso adotar uma série de cuidados para aumentar a vida útil do seu veículo. Para ajudar, nesse post, reunimos 5 gastos com o carro que valem a pena.

Além dos famosos cuidados com manutenção e seguro, vamos dar dicas que, às vezes, ficam em segundo plano, como a limpeza do carro, e explicar porque também são importantes. Quer saber como vai proteger seu novo bem? Siga a leitura!

 

1. Gastos com o carro: manutenção

 

Gastos com o carro: manutenção

Gastos com o carro: manutenção

 

A primeira dica em que vamos focar diz respeito à manutenção e aos cuidados essenciais com alguns itens do veículo. 

Você precisa fazer revisões periódicas no seu carro. Essa postura contribuirá com o desempenho do automóvel, mas também com a segurança dos ocupantes e o bolso do motorista. Além disso, as revisões na concessionária são essenciais para manter a garantia de fábrica caso o veículo seja 0km.

Alguns cuidados preventivos são bastante simples, rápidos e até acessíveis. Além disso, os gastos com o carro ficam mais previsíveis e controláveis quando o motorista se antecipa aos problemas e faz as manutenções preventivas.

Se você é motorista de primeira viagem, fique atento aos seguintes componentes:

 

  • sistema de freios;
  • suspensão;
  • motor;
  • calibragem dos pneus.

 

Esse último ponto, inclusive, interfere no consumo de combustível. Por isso, é importante verificar constantemente como estão os pneus do seu veículo.

 

2. Troca de óleo

 

O próprio manual de instrução do seu carro determinará a frequência que deve ser respeitada para a troca de óleo. Esse também é um dos gastos com o carro que mais importam, pois mantém o motor em funcionamento suave e eficiente.

Normalmente, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros.

Além disso, a troca de óleo requer outro cuidado: procure um mecânico de confiança ou peça indicações para chegar a um profissional que use um produto de qualidade.

 

3. Seguro do carro

 

Este é mais um dos gastos com o carro que valem a pena. Proteger seu patrimônio é muito importante, por isso, é importante não abrir mão de uma apólice.

Para economizar, contrate um seguro que corresponda às suas necessidades, pois certos itens encarecem o valor. Troca do parabrisa ou carro reserva são alguns exemplos. Além do seguro particular, é preciso ter o DPVAT, que se trata de um seguro obrigatório.

 

4. A importância da limpeza do carro

 

Gastos com o carro: limpeza

Gastos com o carro: limpeza

 

Esse é mais um daqueles gastos com o carro que costumam ficar em segundo plano, ou que só é feito por motoristas apaixonados por carros.

Se você não considera seu carro um xodó, tudo bem, mas saiba que mantê-lo limpo ajuda a evitar prejuízos. Você sabia que certos tipos de sujeira podem danificar a pintura do carro?

As fezes de pássaros, por exemplo, são muito ácidas. Consequentemente, quando acumuladas por muito tempo, corroem a pintura do veículo.

Se você não tem tempo para lavar o automóvel periodicamente, contrate um serviço especializado e, novamente, considere indicações ou chame alguém da sua confiança. 

Se você optar por fazer a lavação em casa, lembre-se também de usar a cera para carro. Esse produto é indicado porque também ajuda a proteger a pintura e mantém a aparência de novo.

Uma alternativa interessante para quem mora em apartamento – e não pode lavar o carro na garagem – são as lavagens a seco. As soluções contam com agentes aglutinantes, que capturam a sujeira sem necessitar de água.

 

5. Garagem e estacionamento

 

A proteção integral do seu veículo também requer cuidados extras quando o carro está fora de uso. 

Se você mora em um prédio ou terreno sem garagem e não se sente seguro deixando o carro na rua, o ideal é contratar uma garagem particular.

O mesmo serve para o trabalho. Se não tem vaga de garagem no serviço, o ideal é deixar o carro em um estacionamento particular para garantir a proteção do seu carro.

Procure por estacionamentos com tarifas para mensalistas. Assim você paga um valor fixo por mês e fica mais à vontade para estacionar.

Esses são gastos com o carro que valem a pena porque todos visam garantir a segurança do veículo, de seus ocupantes e ajudam a aumentar a vida útil do seu bem.

Agora, por falar em economizar, já imaginou poder para pegar a estrada de carro com um carro que garante além de economia, conforto e segurança? Conheça o novo Ford Ka!

 

gastos com o carro: Ford Ka, grande investimento!