• SHARE

Por Marketing

Oficina

Barulho no freio do carro: aprenda a identificar os problemas mais comuns4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:04

Depois de um certo tempo, é normal que o carro comece a ter desgaste em peças muito utilizadas como o freio. Neste post, a Ford Dimas vai ajudar você a identificar a origem dos problemas que causam barulho no freio e o que precisa ser feito nessas situações.

A manutenção nos freios não pode ser ignorada, já que esse componente está diretamente ligado à sua segurança no trânsito. 

Além do barulho, há outras formas de identificar os problemas, como quando você sente trepidações ao pisar no freio ou ainda se o pedal estiver muito duro, dificultando a frenagem.

Saber identificar o problema é importante para você passar um relato mais consistente para o mecânico na oficina, como um paciente contando sobre a saúde, detalhadamente, ao médico. 

A seguir, veja como diferenciar um ruído no freio e quando ele aponta a real necessidade de manutenção ou troca em alguma peça.

 

Como funciona o freio do carro

 

Barulho no freio do carro

Aprenda a identificar os problemas mais comuns quando ocorre barulho freio

 

Para facilitar o entendimento, você precisa saber como funciona o sistema de freio do seu carro. 

Ele é composto pelo disco de freio, que gira no mesmo ritmo das rodas. Outra tarefa importante do freio fica a cargo das pastilhas, que estão dentro de pinças e fixadas na suspensão do carro. 

Quando o motorista pisa no freio, as pastilhas pressionam o disco, fazendo que ele e a roda do carro parem.

 

Como identificar a origem do barulho no freio

Diversos problemas podem causar barulho no freio do carro, porém, alguns são mais comuns: ruídos, trepidações, nível do óleo e estalos quando o motorista pisa no pedal. A seguir, vamos explicar o que pode estar acontecendo em cada situação.

E, mais uma vez, é preciso reforçar: percebeu qualquer diferença ou barulho no freio do carro? Não hesite em procurar ajuda especializada!

 

Atrito de ferro com ferro

Esse é o barulho no freio mais fácil de identificar e é provocado quando as pastilhas estão desgastadas. 

Esse ruído também acontece se as pastilhas originais foram substituídas por peças inferiores e mais duras. Além dos sons, essas peças reduzem a eficiência da frenagem e o tempo de vida útil do freio.

 

Trepidações

Freios que estão em más condições podem trepidar e fazer barulho. Geralmente, tudo ocorre em simultâneo. A origem do problema  é a deformação nos discos por causa do desgaste.

Peças fabricadas em desacordo com as especificações também podem causar esse problema. 

Quando o disco está irregular, o motorista pode sentir as vibrações até no volante. 

Evite andar demais com o carro nessa condição, isso vai provocar um desgaste maior nas pastilhas de freio, na suspensão e nas rodas.

 

Nível de óleo

Nos modelos mais novos, quando o nível de óleo está baixo, é um sinal de que as pastilhas precisam ser trocadas.

Se rodou mais de 30 mil kms, vale conferir a situação do fluido de freio das rodas de trás.

Verifique o nível e as condições do óleo com frequência. Se o líquido está ralo e com sujeira, o sistema de freio piora, podendo causar trepidação e barulho, além de atrapalhar a frenagem.

 

Estalo ao pisar no pedal

Essa é uma situação mais complexa e requer mais cuidado na análise. Pode acontecer em função de uma série de problemas, entre os quais: 

 

  • ausência de molas nas pastilhas;
  • folga nos pinos das pinças;
  • buchas das bandejas estouradas;
  • torre do amortecedor solta.

 

A importância da revisão preventiva

 

 

Se fizer as manutenções preventivas recomendadas pela montadora no carro, você contribui para evitar os problemas que causam barulho no freio

Geralmente, eles devem ser levados para revisão uma vez por ano, ou a cada 10 mil kms. Assim, o veículo estará com a manutenção do freio em dia. As demais peças e engrenagens de segurança do carro também funcionarão, perfeitamente, se você respeitar os prazos.

 

O que fazer caso a peça tenha danos

Os freios são muito importantes, talvez um dos mais importantes sistemas do veículo.

Se perceber um barulho no freio do carro, vá ao seu mecânico de confiança para resolver o problema imediatamente. Ele deve avaliar a situação do veículo e realizar os devidos reparos no sistema.

 

Gostou da leitura? Acesse o quiz da manutenção para ver outros itens que merecem cuidados especiais no seu carro. Até mais!