• SHARE

Por Marketing

Oficina

Bateria de carro: trocar ou recarregar, qual a melhor opção?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:59

Na garagem de casa, ou na rua, a bateria de um carro pode ter problemas e o veículo não ligar. Se você quer saber quando é a hora de carregar ou trocar a bateria do carro e ver dicas para preservá-la, está no caminho certo. No texto de hoje, vamos explicar o que deve ser feito nas situações de emergência com a bateria de carro. Siga a leitura.

 

O que fazer quando a bateria do carro falha

 

Primeiramente, se o carro apresentou problema agora, você deve estar buscando resolver tudo o quanto antes. Então, vamos direto ao ponto. A forma mais rápida é recarregar a bateria. Para tanto, você precisa de ajuda, ou de ferramentas. Veja as alternativas!

 

Verifique o seguro do carro

Antes de resolver o problema sozinho – o que é impossível caso não tenha os equipamentos necessários – verifique se o seguro oferece ajuda quando a bateria do carro falha. Leia o contrato com a seguradora e descubra se prevê esse tipo de suporte, ou ligue para tirar a dúvida.

Quando o seguro cobre problemas elétricos e na bateria de carro, geralmente, um mecânico vai até você para resolver a questão.

 

Veja se precisa carregar ou trocar a bateria 

Quando apresenta problema, você pode precisar carregar ou trocar a bateria do carro. Quem saberá indicar a melhor saída é um mecânico.

É importante que você conheça bem o seu carro para lidar com a situação com menos dificuldades. Então, leia o manual do seu automóvel e abra o capô para conhecer os componentes internos, como a bateria do carro.

Localize a bateria, retire eventuais proteções, e identifique os polos negativos e positivos nela. Observe tudo com muita atenção. A bateria aparenta algum dano, apresenta vazamento ou corrosão? Então, é fundamental pedir ajuda profissional e, provavelmente, substituí-la.

 

Faça uma ligação direta

Por outro lado se, aparentemente, está tudo certo e a bateria do carro está apenas descarregada, outro método é fazer uma ligação direta, a famosa “chupeta”.

Você precisará de cabos pretos e vermelhos, que nas pontas lembram alicates. Eles também devem estar em bom estado para evitar outros problemas. Em seguida, é preciso pedir ajuda de alguém com um veículo.

 

Importante: A bateria auxiliar deve ter amperagem igual ou superior a bateria do seu carro. Se for menor, um ou os dois veículos podem apresentar problemas. No procedimento, as latarias devem estar afastadas e os equipamentos eletrônicos de ambos os carros desligados.

 

Conecte o cabo da cor vermelha, primeiramente, na bateria descarregada, depois, na bateria auxiliar nos terminais positivos. O cabo preto é colocado no polo negativo do carro com a bateria boa. A outra parte vai em alguma área metálica, como o motor.

Gire a chave do veículo com a bateria boa, depois, dê a partida no carro com bateria descarregada. Se não funcionar, tente no máximo mais quatro vezes. Se ele ligar, remova os cabos na ordem inversa e, temporariamente, o assunto está resolvido.

 

Extra: é possível carregar a bateria em casa, utilizando equipamento específico para isso. O procedimento leva algumas horas e depois que o amperímetro estabilizar entre 1A e 2A por uma hora, a bateria do carro está carregada.

 

Como poupar a bateria

Para evitar a surpresa de lidar com a bateria do carro sem energia, é preciso ter alguns cuidados. Quando o carro está desligado e alguns itens são acionados, isso gasta a bateria. Exemplo:

 

  • faróis, 
  • luzes internas, 
  • vidros elétricos,
  • aparelho de som. 

 

Quando você escuta música por um curto período com o motor desligado, não terá maiores problemas. No entanto, Se ficar horas seguidas, pode sobrecarregar a bateria e não conseguir sair com o carro. 

Outro cuidado importante: alguns equipamentos do carro funcionam utilizando o stand by, quando ele fica muito tempo parado. Lentamente, isso vai consumindo a bateria do carro e gerar problema de mecânica

Se você pretende viajar, ou deixar o carro parado por mais de três semanas, desligue o cabo do terminal positivo para manter a bateria com carga.

 

Procure as oficinas Ford Dimas

A bateria do carro é responsável pelo funcionamento de muitos acessórios. Quando falha, a ligação direta é uma solução temporária e o ideal é que a bateria carregue totalmente para o carro voltar a rodar.

 

Para isso, o automóvel fica em uma espécie de recuperação: desligado e recebendo carga por até 24 horas. 

 

Esse procedimento é feito em mecânicas, como a oficina do Dimas, com equipamentos específicos. Aqui, podemos lidar com esse e outros problemas mecânicos. Precisa de ajuda? 

 

Ei, que tal virar Expert em bateria de carros e saber resolver o problema quando surgir? Leia nosso manual completo sobre o bateria do carro.