Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    manual da bateria do carro
    • SHARE

    Por Marketing

    Materiais

    Bateria do Carro: um manual de dicas para ajudar você a economizar!3 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 02:45

    Já percebeu que a bateria é um item para o qual os motoristas só dão atenção quando o automóvel não liga? Pois saiba que, como todos os outros componentes do motor do carro, a bateria do seu veículo precisa de atenção. Foi pensando nisso que preparamos esse manual com curiosidades e informações sobre o que é e para que serve a bateria do carro.

    Incluímos, ainda, orientações para você escolher a bateria mais indicada para o seu veículo. Você também vai ficar por dentro dos principais sinais de problema na bateria e conferir dicas de como mantê-la em excelente estado. Assim, seu carro vai estar sempre pronto para as ruas e as estradas, com total segurança.

    O que é a bateria do carro?

    Resumidamente, podemos dizer que a bateria automotiva é uma espécie de acumulador de energia, resguardando a eletricidade suficiente para o bom funcionamento do veículo. Nela, ocorre uma constante transformação de elementos químicos em energia física.

    É justamente esse processo que determina a necessidade da sua substituição, pois essa dinâmica vai reduzindo a capacidade de armazenamento e geração de energia.

     

    Como a bateria do carro funciona?

    O princípio de funcionamento da bateria do carro é a formação de uma corrente elétrica em resposta a mistura de elementos químicos com a solução eletrolítica presente na composição do componente.

    A conversão desses impulsos químicos em elétricos é feita pelo alternador. Ele é quem faz o carro funcionar e garante que a bateria seja retroalimentada.

     

    Quais as funções da bateria?

    O principal papel da bateria do carro é dar a partida. A partir da ignição, ela causa a faísca que liga o motor. Além disso, absolutamente todos os componentes elétricos de qualquer veículo dependem da bateria para funcionar.

    Isso inclui desde os itens mais básicos, como luzes internas, faróis, rádio, desembaçador dos vidros, ar condicionado travas e vidros elétricos, até alguns acessórios mais modernos, como computador de bordo central multimídia, regulagem automática de faróis, sensor de estacionamento e sistemas de regulagem e aquecimento automatizado de bancos.

     

    Curiosidades e informações extras

    • Em média, a vida útil de uma bateria automotiva é de três anos.
    • O chumbo é o grande componente das baterias automobilísticas. Elas são produzidas intercalando placas de chumbo, ora metálico puro, ora revestidas com óxido de chumbo IV (PbO2).
    • A bateria do carro é mergulhada em solução de água com ácido sulfúrico. Por isso, também é chamada de bateria de chumbo-ácido. Uma composição que tem vantagens na comparação com outros tipos, proporcionando alta voltagem, manutenção barata e boa durabilidade.
    • Toda a bateria de carro tem 12 volts, o que muda é a amperagem.
    • As baterias de carro não causam choque, mas há risco de queimadura e explosão. Por isso, o contato com materiais condutores, como o ouro, é perigoso.

     

    Manual da bateria do carro

     

    Até o momento, você já leu tudo sobre o que é e como funciona a bateria do carro. Mas quer saber como você pode economizar realizando alguns cuidados e manutenções essenciais? Confira o material que criamos para ajudar você!