Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    • SHARE

    Por Marketing

    Oficina

    Carro no inverno: cuidados que você precisa ter com seu veículo na baixa temperatura4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 04:07

    A chegada do inverno é marcada por uma série de mudanças em nossa rotina. A drástica baixa na temperatura exige que diversas medidas sejam tomadas para proteger nossa saúde e, com os automóveis, não é diferente. Um carro no inverno necessita de cuidados especiais para evitar danos e o aumento de gastos com manutenção.

     

    Por exemplo, é comum que os carros flex tenham problemas com a partida, por causa da bateria. Mas você sabia que o ar-condicionado pode influenciar na lubrificação dos componentes e até mesmo a pintura merece uma atenção especial nessa época do ano, porque pode ser prejudicada na condição de frio intenso?

     

    Por isso, neste post, organizamos uma série de dicas sobre os cuidados com o carro no inverno. Quer saber mais? Continue a leitura!

     

    Fonte: Pixabay

     

    1. Cuidados com a bateria do carro no inverno

    A viscosidade do óleo do motor aumenta devido às baixas temperaturas, dificultando a sua dilatação. Isso exige mais esforço da bateria na hora da partida com o carro, o que pode fazer a carga se esgotar mais rápido.

    A melhor alternativa, nesse caso, é uma manutenção preventiva. Visite uma oficina de confiança para fazer uma vistoria em todos os componentes do automóvel, em especial no alternador, para que os mecânicos verifiquem se ele está recarregando a bateria adequadamente.

     

    Dicas extras: nos dias de frio mais intenso, não dê a partida no carro com os faróis ou o rádio ligados. Além disso, evite desligar o motor durante um congestionamento.


     

    2. Cuidados com o tanquinho

    Quem dirige um carro flex já deve ter notado que, nos dias de frio, quando o tanque foi abastecido com etanol, o motor demora um pouco mais para funcionar. 

     

    Muitos carros flex têm um reservatório de gasolina, conhecido como tanquinho, localizado próximo ao motor para ajudar na partida do carro. Quando a temperatura está abaixo de 15 Cº, o sistema é acionado. 

    O problema é que, como as temperaturas mais frias são incomuns, os motoristas deixam os cuidados com o tanquinho em segundo plano.

     

    Para garantir a funcionalidade e segurança do seu carro no inverno, o ideal é realizar a troca da gasolina do reservatório uma vez por ano, antes que o período das baixas temperaturas cheguem.

     

    Também é importante verificar se a bomba elétrica está com o eixo quebrado e se o tanquinho está limpo. A gasolina “vencida” não tem utilidade para o sistema de partida a frio e pode causar o ressecamento de algumas peças, gerando vazamentos. O ideal é utilizar uma gasolina que tenha mais durabilidade e octanagem.

     

    3. Como cuidar da pintura do carro nos dias de frio

    Entre os cuidados com o carro no inverno, essa dica é mais direcionada para quem mora na região Sul do país ou em alguns lugares específicos do Sudeste, nos quais ocorrem as geadas.

     

    O gelo por si só não causa danos à pintura do carro. Você pode removê-lo com água fria ou simplesmente esperar que derreta. Mas automóveis parados por muito tempo sob um nevoeiro forte podem ficar expostos a uma grossa camada de poluição que se acumula sobre a lataria. 

     

    A dica para evitar qualquer problema mais sério é manter o polimento da pintura sempre em dia.

     

    4. Uso do ar-condicionado do carro no frio

    É bem difícil que você queira ligar o ar-condicionado do carro no inverno. No entanto, essa medida é necessária, pelo menos por uns 15 minutos por semana.

     

    Esse cuidado garante a lubrificação de todos os componentes do sistema, reduzindo o risco de rachaduras nos vedadores, nas mangueiras e nos selos de borracha, além de evitar a proliferação de bactérias.

     

    5. Os pneus do carro nos dias de inverno

    Há quem acredite que a mudança na temperatura exija uma calibragem diferenciada nos pneus do carro. Porém, mesmo nos dias mais frios, a pressão interna dos pneus não é influenciada, pois a quantidade de ar em seu interior é muito pequena.

     

    Sendo assim, a não ser que o manual do carro aconselhe o contrário, não altere a calibração no inverno. Utilize a mesma pressão das outras épocas do ano. É recomendado fazer a calibragem quando os pneus estão frios, ou seja, depois que o carro está parado há algumas horas.

     

    Por fim, vale ressaltar que a calibragem correta dos pneus melhora o consumo de combustível e evita o desgaste do veículo.

    Nossas dicas sobre os principais cuidados que se deve ter com o carro no inverno foram úteis para você? Quer se certificar de que está tudo certo com seu automóvel? Faça uma revisão em uma das nossas oficinas para garantir a segurança e a melhor performance do seu veículo. O Dimas está fazendo sempre mais por você.