• SHARE

Por Marketing

Oficina

Maresia: saiba como evitar os danos que ela causa no carro4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:53

Morar perto da praia é estar sempre onde as pessoas querem passar as férias. Em termos de diversão, tudo bem, mas para a lataria do seu carro, as regiões litorâneas exigem cuidados. Isso porque, exposto à maresia, seu carro pode sofrer diversos danos. 

Mas você não precisa pegar toda a família e se mudar. Nada disso! Nesse post, ensinamos como evitar que a maresia danifique o carro.

 

Danos da maresia no carro

 

Manchas na pintura, nos vidros, corrosão nas peças metálicas e desgaste das borrachas são prejuízos que a maresia podem causar nos veículos. 

Geralmente elas aparecem na forma de manchas esbranquiçadas, mas não é difícil eliminá-las: uma simples lavagem com água de torneira pode resolver. 

Quando somente lavar não adianta, a solução pode estar em uma cera limpadora, produto disponível em várias opções e as mais fáceis de usar são as líquidas.

Para remover a maresia, você precisa utilizar um pano ou um aplicador de microfibra. Com um deles, fará movimentos horizontais e verticais, espalhando o produto sobre toda pintura. As manchas devem desaparecer facilmente depois disso.

 

Por que se livrar da maresia?

 

Se você deixar a maresia agir sobre o seu carro, com o tempo, vai ter problemas com ferrugem por exemplo. Para evitar esse dano ao seu carro, uma das alternativas é a aplicação de selantes. Outra forma é submeter o carro ao processo de vitrificação, procedimento que cria uma película protetora.

Você também pode usar uma capa sobre o veículo, mas essa solução tem que vir acompanhada de cuidados. Ao menos uma vez por semana retire a capa e lave o carro.

Além da pintura e dos vidros, peças de metal do carro também sofrem danos com a maresia e podem enferrujar. Entre elas, podemos destacar:

 

  • parafusos,
  • conexões,
  • peças de freio,
  • suspensão,
  • escapamento.

 

Por problemas como esses, os carros que circulam no litoral costumam valer menos na revenda. Por isso, quando perceber a ação da maresia, ou se mora perto da praia, previna-se. 

Assim como você precisa de cuidados para se proteger do sol, seu carro precisa de acessórios, ou procedimentos como a cristalização para evitar os danos da maresia!

 

 

Como evitar que a maresia danifique o carro

 

As maiores montadoras, como a Ford, já fabricam carros com proteção maior contra a ação da maresia, mas existem maneiras de aumentar as suas chances de evitar o problema. Veja!

 

Limpe seu carro mais vezes

Se você mora no litoral, ou está passando um período de férias, é recomendado lavar o carro ao menos uma vez por semana. Se lavar em casa, não utilize jatos de água muito potentes, ou solventes em partes como o motor, pois isso pode prejudicar o veículo. Dê preferência a uma escova macia e sabão neutro no caso do motor. 

Além disso, o procedimento com cera para carro deve ser feito a cada 30 dias.

 

Considere usar os selantes

A vitrificação pode aumentar bastante a proteção contra a maresia na pintura do carro. Além disso, o automóvel pode ter selantes nos vidros, plásticos e borrachas.

 

Remova pontos de ferrugem

Quando o problema está maior e apareceu na forma de ferrugem, é importante removê-la com uma lixa grana 600 e tinta de reparo. Esse procedimento deve ser feito somente em pequenos pontos, ou regiões mais escondidas, pois a pintura pode ficar com tonalidade diferente.

 

Verifique o motor e a bateria

Motor e bateria são componentes essenciais no carro e também podem sofrer danos com a maresia. A solução para isso é verificar a condição deles com frequência para garantir que fiquem livres do sal, da areia e da água. Se você mora na praia, a verificação deve ser mensal. Se está de viagem, faça uma análise quando retornar.

 

Proteja o carro de noite

A ação da maresia é ainda maior durante a noite, por isso, um dos cuidados com o carro que você ter é deixá-lo sempre abrigado nesse período, principalmente em garagens.

 

Respeite prazos de manutenção

Durante a manutenção, todos os sistemas e peças importantes do carro são analisados. Se a ação da maresia está danificando algo, isso será percebido e corrigido. 

Entendeu por que deve fazer as manutenções e revisões periódicas? Além disso, depois de aproveitar um período de férias na praia, é interessante uma revisão para checar se tudo está em pleno funcionamento.

 

Gostou da leitura? Quer mais dicas para cuidar do seu carro? Então, visite a página fica a dica e veja o que a equipe Ford Dimas preparou para você. Boas férias!

 

fica dica ford dimas: maresia