• SHARE

Por Marketing

Oficina

Cuidados com o carro: 8 Hábitos que prejudicam o seu veículo4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:49

Você dirige com cautela, ou assume riscos? Costuma ter cuidado, ou assusta a cidade inteira quando pega o carro? Bom, se você está no primeiro grupo, siga assim. É preciso proteger a si e a todos no trânsito. Mas, se você está entre os mais desligados, saiba que, além do perigo para a sua vida, está deixando todos inseguros e estragando seu veículo. Para mudar sua atitude ao volante, siga a leitura e veja nossa lista com oito dicas de cuidados com o carro!

 

Cuidados com o carro

 

#1 Não ignore as manutenções de cuidados com o carro

Deixar de fazer as manutenções no carro é uma economia que, no médio prazo, costuma sair caro. As revisões são fundamentais para manter as peças do carro em ótimo funcionamento e é uma forma de cuidar do carro.

Você só precisa encontrar uma oficina de confiança, como a oficina Ford Dimas, e fazer as revisões no prazo para proteger a mecânica do seu carro e o estado de conservação dele. Em outras palavras, seu carro será um zero quilômetro por mais tempo com esse tipo de cuidado.

 

#2 Dirigir com o combustível na reserva

Você é aquele motorista que tenta aproveitar até a última gota de combustível antes de abastecer? Então, precisa redobrar os cuidados com o carro. Dirigir com o carro na reserva pode trazer danos para o veículo, como o entupimento dos bicos de injeção. Esse hábito também pode sobrecarregar rapidamente o filtro de combustível. 

 

Extra: Quando o combustível do seu carro termina e você está na rua, pode ser multado por isso. Então, mais um motivo para corrigir esse mau hábito e contribuir para a preservação dos componentes do tanque.

 

#3 Ponto morto

Essa é mais uma daquelas economias que podem custar caro depois. Alguns motoristas têm o hábito de deixar o carro no ponto morto nas descidas, tentando economizar combustível.

Se você está buscando mudar atitudes para cuidar do carro, essa é uma das correções necessárias. Dirigir no ponto morto faz o consumo aumentar nos automóveis com injeção eletrônica. Esse hábito também danifica o sistema de freios e pode impedir o motor frio funcionar para o carro parar.

 

#4 Atenção ao óleo do motor

O óleo do motor do carro é um item que também requer cuidados. Esteja atento ao período certo para fazer a troca e aumentar o tempo de vida útil do motor. Dirigir com óleo vencido pode entupir os dutos de lubrificação e travar o motor. Quer cuidar do carro? Siga os prazos para troca de óleo a risca.

 

#5 Pé na embreagem

Agora, vamos a uma instrução de mecânica que os motoristas de plantão provavelmente desconhecem. Quando você descansa o pé na embreagem, isso ocasiona 

afastamento do platô do disco de embreagem e atrito entre esses dois componentes. Se você quer manter o carro em ótimas condições, preservando as peças, evite acomodar o pé na embreagem.

 

#6 Girar o volante com o carro desligado

As crianças adoram essa brincadeira. Com o carro parado, mexendo no volante, elas se imaginam em alta velocidade na estrada. O problema é que essa diversão pode custar caro e, se você é um adulto responsável, não deve brincar com isso. Girar o volante com o carro desligado é prejudicial ao sistema de direção hidráulico e pode causar danos. Veja!

 

  • Sobrecarrega a direção hidráulica,
  • Danos nos retentores,
  • Vazamento de óleo hidráulico,
  • Endurecimento e travamento do volante com o veículo rodando.

 

#7 Dar partida e frear bruscamente

Esse é um hábito bastante comum e também prejudicial para seu veículo. Se pretende adotar uma postura de cuidados com o carro, é preciso evitar essa prática. Freadas bruscas podem danificar os coxins de apoio ao motor. As arrancadas bruscas também costumam consumir bastante combustível e deixam os pneus carecas.

 

#8 Bateria do carro

Se tem um componente que é alvo de más práticas com frequência, esse é a bateria do carro. Diversas distrações podem causar danos nessa importante peça. Uma das falhas mais comuns é deixar os faróis, ou o rádio ligados, quando o carro não está em movimento. Esse hábito descarrega a bateria e pode enguiçar o carro quando você precisar sair.

Gostou da leitura? Quer cuidar do carro com máxima atenção e preservar componentes importantes para seu funcionamento? Muito bem! Essa postura vai manter seu veículo em ótimo estado de conservação por mais tempo. Agora, acesse nosso manual completo sobre a bateria do carro e dirija com segurança e sem prejuízos por muito mais tempo.

 

manual da bateria do carro

Clique no banner