• SHARE

Por Marketing

Oficina

Diferença entre pneus: saiba como diferenciar e escolher o melhor5 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:20

Eles estão entre os principais componentes do seu carro e exigem todo cuidado. Os pneus são responsáveis por muitas funções, por exemplo, amortecer e suportar a carga do veículo. Também atuam para transmitir força de tração e parar o carro quando os freios são acionados. Mas você sabia que existe diferença entre pneus, considerando a função que exercem e o modelo do carro?

Saber essas diferenças é importante para que o carro esteja, sempre, equipado com os pneus certos. Vale lembrar que eles também são importantes no consumo de combustível, o que também aumenta a importância e necessidade de cuidados – você gastará menos se carro estiver com o jogo de pneus correto.

Nesse post, vamos falar sobre a diferença entre pneus de acordo com as suas características. Assim, você saberá escolher o tipo de pneu ideal para o seu carro. Siga a leitura!

 

Qual a diferença entre pneus?

 

diferença entre pneus

Michelin, parceira do Dimas!

 

Os diferentes tipos de pneus têm especificidades e, para a sua segurança, elas devem ser respeitadas. Se você equipar o carro com pneus off-road para rodar nas áreas urbanas, por exemplo, isso pode comprometer a estabilidade do veículo e desgastar os pneus mais rápido. O contrário também acontece.

Para conhecer os pneus indicados para o seu carro, basta abrir o manual do proprietário. Lá estão informações importantes, como a pressão correta e os prazos ideais do balanceamento e do alinhamento.

 

On-road

Os pneus on-road são predominantes para uso no asfalto. Sua principal característica é favorecer o desempenho do carro nessas pistas, aumentando a área de contato com o solo. Além da aderência, os pneus do tipo on-road são muito eficientes para escoar água nas pistas molhadas.

 

Off-road

Esse tipo de pneu é ideal para as estradas de terra e lama. Entre as principais características, os pneus off-road possuem alta frenagem e estabilidade, com isso, resistem aos terrenos irregulares nesse tipo de pista. Os pneus off-road têm banda de rodagem mais espaçada, são reforçados e possuem sulcos mais largos.

 

Pneu misto

A diferença entre pneus, no caso do misto, é que ele pode ser usado nos dois solos. Ele tem mais resistência que o pneu on-road, porém, aumenta o consumo de combustível. Em alguns casos, também podem aumentar os ruídos se o carro está mais rápido. Os pneus mistos são versáteis e, por isso, o preço deles também sobe um pouco. Ou seja, é ideal adquiri-los somente quando você trafega nos dois tipos de solo com frequência.

 

Pneus verdes

Os pneus verdes se diferenciam por que são ecológicos, isto é, mais apropriados ao meio ambiente. Eles foram criados com um objetivo: reduzir o consumo de combustível no carro e a emissão de gases poluentes no processo de fabricação. O pneu verde é mais leve, durável e com menos ruídos. Também apresentam ótimo desempenho nas pistas molhadas e diminuem o risco do fenômeno de aquaplanagem.

 

Ecolabel, a etiqueta de classificação dos pneus

 

Você já ouviu falar sobre a etiqueta de classificação dos pneus? Conhecida por Ecolabel, essa etiqueta concentra informações importantes sobre o pneu, como o índice de eficiência de frenagem em pista molhada. Quanto mais alta a classificação, maior a eficiência. Neste vídeo, nós damos mais detalhes sobre o que diz a Ecolabel. Veja!

 

 

Cuidados com os pneus no dia a dia

 

Agora que você conhece as diferenças entre pneus e sabe que eles devem ser escolhidos de acordo com a funcionalidade, que tal revisar os cuidados mais importantes para dirigir sempre com segurança? Nos próximos tópicos, ensinaremos sobre a calibragem dos pneus e outros cuidados para manter o funcionamento e durabilidade deles.

 

Rodízio

O rodízio de pneus é importante para prevenir o desgaste irregular, o gasto de combustível e os barulhos. Nesse procedimento, os mecânicos trocam os pneus de lugar para equilibrar o desgaste natural que acontece ao longo do tempo.

 

Calibragem

A calibragem ideal dos pneus do carro é fundamental para que ele funcione do modo correto. A pressão recomendada pelo fabricante serve para que eles produzam menos calor em atrito com o solo. Dessa forma, o carro economiza mais combustível e os pneus são mais conservados.

 

Alinhamento e balanceamento

 

 

Muitas estradas brasileiras são irregulares e cheias de buraco, o que aumenta a importância do alinhamento e do balanceamento dos pneus. O alinhamento deve ser feito a cada 5 mil km rodados e o balanceamento é feito quando o carro recebe pneus novos, ou se o motorista sente que o volante do carro treme acima dos 70 km/h, 80 Km/h.

Entender a diferença entre pneus e usar somente jogos originais e indicados para o seu carro é muito importante. Se você precisa de ajuda com troca, ou manutenção, pneu é no Dimas.

 

Quer conhecer outros cuidados que você precisa ter com o seu veículo? Confira o nosso Guia da Manutenção!

 

Guia da Manutenção, cuidados com o carro