Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    • SHARE

    Por Marketing

    Finanças

    Motor do carro: saiba como garantir durabilidade ainda economizar!4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 03:52

    Você é o tipo de motorista que tem o cuidado de realizar revisões periódicas, visando a boa manutenção do motor do seu veículo? Então, está agindo corretamente. Na comparação com o organismo humano, é comum ouvirmos que o motor do carro é como o cérebro, porque ele é o componente de comando, que permite a efetiva operação do veículo.

    Todo mundo sabe que sem um motor funcionando adequadamente, não há como circular, mas isso nem sempre significa o ideal cuidado. A principal recomendação é realizar revisões periódicas, ou, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros rodados.

    A conduta preventiva é o melhor caminho para evitar aqueles imprevistos que te deixam sem carro e custam muito caro. Então, siga a leitura para conhecer os cuidados que representam economia e durabilidade do motor do carro. Veja!

     

    motor do carro

     

    Condução correta e lubrificação adequada preservam o motor do carro

    Muitos condutores acabam não considerando que o jeito de dirigir tem bastante a ver com a durabilidade do motor. Para preservá-lo, evite aceleração brusca e respeite os limites de velocidade associados a cada marcha, contando com o bom auxílio do conta-giros, que indica os momentos em que a rotação do motor diminui e deve ser realizada mudança de marcha. Dirigir em baixa rotação força o motor e causa danos a longo prazo.

    A lubrificação é outro cuidado crucial, bem como a correta substituição dos filtros de óleo, ar e combustível. Isso preserva o motor do carro de impurezas e evita o desgaste de peças. A cada vez que você executa a troca de óleo, faça essa revisão completa e lembre de nunca ultrapassar a quilometragem indicada para repetir o procedimento.

    O monitoramento do radiador também deve ser constante, seguindo-se a proporção de água e aditivo indicada pelo fabricante do seu veículo. A saúde desse componente garante que o sistema de arrefecimento esteja operante e a temperatura do motor se mantenha no padrão acertado para o bom funcionamento.

     

    Ignição, injeção e sistema elétrico devem ser revisados

    Por sinal, pensar no próprio processo de funcionamento do motor traz à tona outros itens que não podem ser deixados de lado. O que de mais fundamental ocorre no motor de um veículo é a transformação do combustível em energia a partir de uma pequena câmara de combustão chamada cilindro. Ele carrega os pistões, que movimentados pela queima de combustível, também mobilizam um sistema de transmissão e distribuição de energia responsável por, literalmente, tirar o veículo do chão.

    É para que todo esse esquema esteja pronto a ser acionado que itens, como pistão, velas de ignição, correias, mangueiras de distribuição e bicos injetores precisam estar em bom estado e garantidos pelo suporte de uma boa bateria.

    Isso permite que você dê a partida facilmente e siga rodando sem a sensação de que o veículo está engasgando e falhando.

    Da mesma forma, manter seu motor limpo é uma ajuda e tanto. É recomendável que ele seja lavado a cada ano para trabalhar com mais eficiência. Também conta a favor desse hábito o fato de a limpeza tornar mais evidentes possíveis vazamentos de óleo, água ou outros lubrificantes.

     

    Os itens silenciosos e as boas condutas rotineiras

    Por falar em evidências, vale a pena lembrar que nem todos os itens do motor dão sinais de possíveis problemas, o que reforça a importância da manutenção periódica. Um bom exemplo disso é a correia dentada, um componente de sincronização que garante um motor funcionando bem.

    Essa é uma peça que, além de bastante durável, não altera o funcionamento do veículo conforme vai se desgastando, ou seja, só a análise preventiva vai permitir perceber que ela está se rompendo.

    Além das revisões, é importante que o motorista agregue hábitos recomendados pelos especialistas para aumentar a durabilidade do motor do carro.

    O uso da gasolina aditivada costuma auxiliar a limpeza interna do motor. Em caso de substituição de peças, a opção deve ser sempre por itens originais que são certificados e não vão comprometer a vida útil e o rendimento do motor. Economizar em peças paralelas pode determinar um gasto muito maior no futuro.

    A preocupação com qualidade, aliás, jamais deve ser abandonada. Por isso, passe longe dos combustíveis duvidosos e só faça manutenção e outros serviços nos centros automotivos credenciados e especializados. Assim, você garante o uso de produtos, peças e equipamentos adequados para preservar o motor do carro e a segurança do veículo.