• SHARE

Por Marketing

Copiloto

Itens de segurança para carros: conheça alguns dos principais4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:13

Os carros trazem inúmeras facilidades para seus donos. Eles encurtam as distâncias para todos os compromissos e são ótimos para momentos de lazer na cidade ou nas viagens. Para aproveitar tudo isso, no entanto, é importante garantir a segurança para carros, mantendo alguns itens em perfeito funcionamento e incrementando o veículo com outros acessórios.

 

Além dos itens básicos, como freios, pneus luzes e limpadores, outros equipamentos são essenciais para a sua segurança e de todos no trânsito. Neste artigo, vamos listar aqueles que não podem faltar no seu automóvel. Veja!

 

Itens de segurança para carros

 

Itens de segurança para carros: conheça alguns dos principais

Fonte: Reprodução: https://www.azulseguros.com.br/fique-por-dentro/itens-de-seguranca-obrigatorios-para-os-carros-brasileiros/

 

A primeira razão para monitorar e incluir alguns itens de segurança para carros é aumentar sua proteção. Mas a importância é maior no Brasil, um dos países que lideram estatísticas de mortes de trânsito.

Em 2019, o número de acidentes fatais nas rodovias federais voltou a subir depois de sete anos, fazendo 5.332 vítimas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Além das mortes, os acidentes deixaram 18,6 mil pessoas feridas gravemente, um crescimento de 5% em relação a 2018.

Por isso, os carros brasileiros e importados que rodam no país são fabricados com itens de segurança obrigatórios. Se o automóvel não tem um deles, o motorista pode receber multas e pontos na carteira. Em alguns casos, pode ocorrer até a apreensão do veículo.

Itens de segurança para carros: conheça alguns dos principais


Fonte: Reprodução: https://doutormultas.com.br/vistoria-veicular-transferencia-veiculo/

A lista abaixo mostra os itens de segurança para carros obrigatórios no Brasil:

  • Pneus em bom estado;
  • Lanternas funcionando corretamente;
  • Cinto de segurança para todos os ocupantes;
  • Buzina 
  • Retrovisores;
  • Estepe;
  • Freios ABS;
  • Airbag;
  • Limpador de para-brisa;
  • Kit de ferramentas de segurança.

 

A seguir, falamos mais sobre alguns desses itens e de outros que também são importantes para a sua segurança.

 

Pastilhas de freio

Todo carro possui pastilhas de freio, mas nem todo motorista sabe que esse componente sofre o maior desgaste no sistema de frenagem.

São as pastilhas que tocam os discos a fim de desacelerar as rodas e parar o carro, por isso, elas se desgastam naturalmente.

Para contribuir com a sua segurança, monitore o estado das pastilhas. Nos carros modernos, sensores indicam o momento da troca. Nos demais, o motorista deve ficar atento a ruídos no freio. 

 

Cinto

O cinto de segurança é obrigatório no Brasil e, comprovadamente, ajuda a salvar vidas. Segundo estatísticas, 8 em cada 10 pessoas perdem a vida nos acidentes por não usar o cinto. 

E lembre-se: Você tem que prender o cinto corretamente, ou seja, ajustar o acessório com firmeza no corpo, passando pelo ombro e peito. Já a parte inferior, deve ficar abaixo do abdômen.

 

Travas de segurança

As travas têm outra função: aumentar sua segurança contra as tentativas de furto. É um acessório que dificulta a ação dos bandidos e desencoraja a realização do crime.

A trava no volante, por exemplo, força os bandidos a fazer muito barulho para destruir a fechadura, funcionando como um empecilho a mais. Além disso, esse item de segurança tem um baixo custo.

 

Airbags

Desde 2014, os airbags são itens de segurança para carros obrigatórios no Brasil. Os airbags consistem em bolsas de ar que se enchem, rapidamente, e protegem os ocupantes nas colisões.

A lei em vigor obriga a instalação de uma bolsa frontal dupla, porém, alguns carros têm um pacote mais completo, aumentando a segurança dos ocupantes.

 

Controle eletrônico de estabilidade

A principal função desse item de segurança para carros é evitar as derrapagens para que o motorista jamais perca o controle do veículo. O sistema funciona com sensores que coletam e enviam dados relativo às rodas, direção e motor para a central.

Quando o motorista muda, repentinamente, de faixa, por exemplo, o sistema pode fazer correções, como reduzir o torque do motor. 

 

Isofix

Você tem criança na família? O Isofix consiste em novo padrão para prender as cadeirinhas infantis. A principal diferença é que são fixados na própria estrutura do carro e não nos cintos de segurança. Com o Isofix, a cadeirinha permanece mais firme, aumentando a segurança dos pequenos.

 

Estepe

Mais um dos itens de segurança obrigatórios no carro, porém, não basta ter o estepe. Além de presente, esse item deve estar em perfeito estado, pois será usado para substituir um pneu desgastado. Lembre-se também de mantê-lo calibrado!

Você valoriza os cuidados de segurança no carro? Acesse o guia da segurança no trânsito e encontre valiosas dicas para a sua proteção.

Segurança no Trânsito

Clique no banner