• SHARE

Por Marketing

Oficina

Palhetas dos limpadores de para-brisas têm prazo de validade?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:57

A Ford Dimas sempre ajuda você a cuidar do carro e divide sugestões que podem aumentar a vida útil dos variados componentes do seu veículo. Dicas sobre pneus, filtros, baterias e combustível podem ser encontradas aqui no blog e, no texto de hoje, vamos falar sobre um item que está bem na sua frente todos os dias: os limpadores de para-brisas.

Esse componente exerce uma função mais do que importante nos dias chuvosos. Você sabia que eles têm prazo de validade e precisam ser trocados para funcionar corretamente?

É justamente sobre esse prazo que escrevemos hoje. Além disso, você pode ver dicas para estender o tempo de vida útil das pastilhas dos limpadores de para-brisas. Ótima leitura!

 

Limpadores de para-brisas

 

limpadores de para-brisas

 

Por uma questão de segurança, é muito importante respeitar os prazos de validade das peças automotivas. Em alguns casos, você estará aumentando o risco de sofrer um acidente ao negligenciar essas trocas. Isso sem falar nas alterações no consumo de combustível e nos prejuízos funcionais ao carro. 

Um motorista zeloso está sempre atento aos mínimos detalhes e a situação das peças importantes do carro, como os limpadores de para-brisas. A palheta é a parte com borracha no limpador, responsável pela remoção de pequenos resíduos e, principalmente, por tirar a água da chuva do para-brisas, ou seja, atuam na limpeza do vidro e melhoram a visibilidade do motorista.

Os limpadores de para-brisas são indispensáveis para a sua segurança no carro, afinal, permitem uma visão nítida do trânsito, mesmo quando a chuva deixa a pista em péssimas condições. Então, atenção!

 

Explicar sobre prazos e porquê desse prazo

Quando a peça está mais desgastada, o primeiro prejuízo é a perda de eficiência na limpeza. Posteriormente, pode causar danos ao braço do motor elétrico do limpador, fazendo que pare de funcionar. Não deixe isso acontecer! 

O tempo de vida útil dessas peças é de um a dois anos, mas a troca pode ser necessária mais cedo, caso haja rachaduras ou desgaste. De forma geral, as palhetas devem ser trocadas uma vez por ano, mas isso varia de acordo com alguns fatores, em especial a frequência de uso.

Se você utiliza os limpadores de para-brisas muitas vezes, a palheta acaba se deteriorando mais rápido, exigindo a troca antes do tempo. O limpador da frente, normalmente, é mais usado e, provavelmente, deverá ser trocado antes.

A condição climática da região onde você mora também é determinante. Afinal, tanto o sol, quanto a chuva podem acelerar o desgaste da borracha.

Se o equipamento está torto, com rasgos ou quebradiço, chegou a hora de trocar. Além disso, alguns defeitos indicam a necessidade da troca:

 

  • para-brisa embaçado mesmo depois da limpeza;
  • Pequenas faixas e riscos no vidro;
  • Ruído e trepidação incomuns durante o funcionamento.

 

Como prolongar o uso das pastilhas do para-brisa

 

limpadores de para-brisas

 

Agora, vamos dividir algumas dicas para aumentar a duração das pastilhas dos limpadores de para-brisa. A primeira delas é que você nunca use querosene ou álcool tentando limpar a peça, pois esses produtos 

podem estragar a borracha. O ideal é fazer a limpeza somente com pano levemente molhado com água e produtos neutros. 

Também é importante que os reservatórios dos limpadores estejam sempre cheios de água limpa, facilitando o trabalho das palhetas nos vidros.

 

Por que fazer a troca?

Você pode adotar hábitos e cuidados com o veículo em geral para aumentar o estado de conservação do carro. As borrachas dos limpadores de para-brisas, no entanto, se deterioram com o passar do tempo por causa dos raios solares e em função da gordura que se acumula no movimento de limpeza. Fique atento aos sinais que mostram a necessidade de troca para não correr riscos no trânsito.

Na hora de trocar, prioridade máxima aos produtos de qualidade. Nunca substitua esse item por palhetas de qualidade duvidosa. O ideal é adquirir somente as originais nas concessionárias autorizadas. Você precisa usar um produto de qualidade e que vai trazer a segurança necessária.

 

Gostou da leitura? É muito importante cuidar de componentes do veículo, como as pastilhas dos limpadores de para-brisas. Para ler sobre outros itens que precisa observar no carro, responda nosso Quiz da manutenção e veja se você está cuidando bem do seu veículo. Boa sorte e até a próxima!