• SHARE

Por Marketing

Oficina

Saiba como realizar a limpeza do ar condicionado do carro4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:53

As temperaturas mais altas, que podem atingir até 40°C no verão, em diversas cidades brasileiras, não deixam outra opção: é preciso ter ar-condicionado no carro. Além da refrigeração, o ar ajuda até na segurança, pois todas as janelas do carro estarão fechadas. E até nos dias de chuva o sistema é útil, impedindo que os vidros fiquem embaçados. Mas, apesar da importância, você sabe como fazer a limpeza do ar-condicionado automotivo?

O procedimento não é tão simples, mas você pode fazê-los seguindo as indicações que mostraremos. Responsável por ajustar aspectos como a temperatura e a qualidade do ar no seu carro, o ar-condicionado é um dos mais importantes sistemas no veículo. Nesse post, vamos ensinar como fazer a limpeza no filtro, nas tubulações, no evaporador e no compressor. Siga a leitura! 

 

Quando fazer a limpeza do ar-condicionado automotivo

 

Saiba como realizar a limpeza do ar condicionado do carro

 

Quando as pessoas descuidam do ar-condicionado do carro, logo começam a sentir os prejuízos. Geralmente, a recomendação é de que a limpeza seja feita de seis em seis meses. Além disso, é interessante submeter o sistema a manutenção a cada 30 mil Km.

Alguns sinais, no entanto, podem mostrar que é preciso antecipar o procedimento. O mais comum é o mau cheiro no interior do veículo.

A dificuldade de ventilação também é um indicativo da necessidade de limpeza no ar-condicionado do carro. Com o filtro de ar sujo, a passagem do ar fica mais difícil, atrapalhando o funcionamento do ar-condicionado. Nesse caso, para chegar na temperatura ideal, o sistema vai exigir mais potência, consumindo mais combustível do que o normal.

Como fazer a limpeza do ar condicionado do carro

 

 

A troca do sistema de ar-condicionado depende da forma como o veículo é usado. Quem circula nas cidades com mais poluição, ou em estradas empoeiradas, pode ver o filtro do ar-condicionado encher de sujeira em poucos meses.

O primeiro passo para a limpeza do ar-condicionado automotivo é consultar o manual veículo, caso não saiba onde fica o filtro do ar.

 

Avalie a situação do filtro

Quando está normal, o filtro tem coloração branca. Se ele apresenta um aspecto acinzentado, ou coberto de pó, a troca precisa  ser feita. Se estiver com pequenas manchas, é um indicativo da presença de bactérias. Encaixar um filtro novo é simples, mas leia o manual do veículo para não danificar as peças.

O filtro de ar tem a função de reter as impurezas, garantindo que o sistema emita um ar limpo e agradável. Se perceber um dos problemas acima, procure fazer ou contratar o serviço de limpeza. Alguns carros possuem filtros com antiácaro, mas a limpeza periódica é a melhor forma de evitar que ar-condicionado suje.

 

Tubulações

Quando fizer a limpeza do filtro, você também pode higienizar os tubos do sistema, ou seja, o canal por onde o ar passa. Para isso, é utilizado um spray específico, que elimina as impurezas.

 

Evaporador

Um trabalho mais profundo de limpeza no ar-condicionado automotivo também inclui a higienização do evaporador, que tem a função de resfriar o ar. Esse trabalho é um pouco mais difícil e exige mão de obra especializada.

 

Compressor

A função desse componente é comprimir o gás refrigerante, facilitando a circulação do ar. Esse processo é feito constantemente, por isso, problemas na peça costumam comprometer o funcionamento do ar-condicionado.

Na manutenção profissional do ar, outros itens serão revisados, tais como:

  • Filtro secador,
  • mangueiras,
  • válvulas de enchimento, 
  • gás refrigerante.

Utilize o produto correto

O último procedimento é a ozonização. Para fazer a limpeza do ar-condicionado automotivo, você pode usar produtos com variados odores e preços. Muito cuidado! São altamente inflamáveis, por isso, possuem um prolongador, e devem ser posicionados no fundo dos difusores. 

Se vazar, o produto pode manchar o painel, então, veja com atenção as instruções de uso. Normalmente, é preciso ligar o carro, o ar e deixar produto agir com as portas do carro fechadas. No final, ele soltará uma fumaça que se dissipa rapidamente. Retire a embalagem e jogue fora.

Você pode saber mais sobre a limpeza do ar-condicionado nesse vídeo. Como você viu, em pouco tempo, é possível voltar a ter um carro limpo e cheiroso. Mas, se você não sente confiança para fazer em casa, contrate o serviço de uma oficina autorizada como Ford Dimas.

Gostou de saber como funciona a limpeza do ar-condicionado automotivo? Visite a página Fica Dica Ford Dimas e veja outros cuidados importantes com o seu veículo!