Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    • SHARE

    Por Marketing

    Oficina

    Manutenção de carros: saiba a importância da revisão5 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 04:40

    Algumas pessoas dizem que comprar um carro é como ter um filho. Parece loucura, mas elas não estão totalmente errados. Assim como crianças, o veículo precisa de atenção especial para manter sua higiene e saúde. Por isso, a manutenção de carros é tão importante e ajuda a manter seu automóvel em perfeito estado para dirigir.

    A revisão também é essencial para aumentar o tempo de vida útil das peças, manter o carro valorizado para venda ou troca e garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Quer entender melhor? Siga a leitura para entender quando fazer a manutenção do carro, os itens avaliados e como escolher o melhor lugar para isso.

    O melhor momento para fazer a manutenção de carros

    O ideal é realizar a manutenção de carros a cada 10 mil quilômetros ou de seis em seis meses. No entanto, não veja somente esses números, consulte também o manual do usuário. É ele que contém todas as informações que você precisa sobre seu veículo, inclusive a frequência de manutenções obrigatórias.

    Algumas pessoas pensam que, por não usar muito o carro, podem deixar de fazer a manutenção com tanta frequência. Esse é um grande erro e pode colocar a segurança do motorista em risco. Alguns itens possuem data de validade e precisam ser trocados, mesmo que não estejam em uso. Um exemplo é o óleo do motor, que dura somente 12 meses.

    Além disso, algumas revisões são obrigatórias e, se forem puladas, te fazem perder a garantia do fornecedor. Cuidado! Um veículo sem garantia fica muito desvalorizado na hora de vender ou trocar!

    Outra dica importante é sempre realizar uma revisão antes de viagens longas. É uma atitude preventiva, que mantém você e seus companheiros de viagem em segurança.

    Itens avaliados durante a revisão de carros

    Alguns motoristas ficam em dúvida sobre o que deve ser avaliado em cada revisão. Confira os principais itens, abaixo, e como eles influenciam no funcionamento do veículo.

    Motor

    O motor é uma das peças que precisa de mais atenção na manutenção de carros já que é um dos componentes com maior custo. Caso ele pare de funcionar enquanto o motorista está no trânsito, o risco de acidente é muito alto. A prevenção, portanto, é a melhor forma de evitar problemas. Durante a revisão de carros, o especialista confere, principalmente, a existência de vazamento de fluidos, assim como a integridade de suas partes.

    Sistema de transmissão

    O sistema de transmissão é aquilo que aproveita a potência do motor e faz o carro se mexer, ou seja, é importantíssimo para o funcionamento do veículo. Durante a manutenção de carros, é verificada a embreagem, a caixa de câmbio, o diferencial e o semieixo.

    Caso o motorista note diferenças no sistema de transmissão, ou um sinal luminoso no painel – indicando defeitos -, ele deve procurar a oficina antes mesmo da revisão. Esses sinais podem indicar problemas graves.

    Freios

    Ninguém estaria seguro no trânsito sem a importantíssima função dos freios. Portanto, nada é mais natural do que avaliar sua condição na manutenção de carros. Existem diversos componentes ligados ao freio que precisam de atenção, alguns inclusive devem ser trocados em revisões após algum tempo de uso.

    Entre os itens mais importantes na manutenção de carros encontram-se o óleo de freio, disco de freio, pastilha de freio, lanterna traseira e freio de mão. Dificuldades para frear ou o característico “cheiro de borracha queimada” que alguns motoristas sentem são sinais de problemas e precisam de atenção imediata.

    Pneus

    Pneus são itens que devem ser trocados de tempos em tempos para garantir a segurança do motorista. Isso porque conforme são usados, as ranhuras – marcas especiais feitas no pneu para diminuir a derrapagem e facilitar o uso do freio – desaparecem e deixam o pneu mais escorregadio. Além de representar um risco à vida do motorista, pneus velhos e carecas também violam as leis de trânsito e são passíveis de multa.

    Em toda revisão de carros é importante verificar como os pneus estão gastando. Em alguns casos, a falta de alinhamento do carro faz com que gastem mais de um lado do que o outro e revisões periódicas ajudam a identificar isso.

    Suspensão

    Se o seu veículo é confortável e simples de conduzir, você pode agradecer à suspensão. No entanto, ela perde algumas de suas características originais conforme o motorista dirige por superfícies irregulares e passa por buracos. A revisão do sistema de suspensão confere batentes, amortecedores, buchas, braços axiais, coxins, pivôs, molas e terminais.

    Onde realizar a manutenção?

    A manutenção de carros é um processo delicado e precisa da atenção de profissionais especializados. Não adianta escolher o lugar mais barato ou perto de casa se você não confia em quem trabalha lá e tem quase certeza que o serviço é de má qualidade.

    Sempre que possível, realize as manutenções preventivas e revisões na concessionária autorizada pela marca. É importante realizar as revisões na autorizada, especialmente, para quem ainda tem o veículo na garantia.

    Quando a concessionária é muito longe, você deve escolher uma oficina de confiança e sempre fazer a troca por peças originais. Comprar peças “paralelas”, como é comum chamá-las no mercado, pode prejudicar o veículo e desvalorizá-lo em uma futura negociação.

    Quer entender melhor quais itens podem influenciar no preço do seu carro durante a troca ou venda? Confira a checklist de avaliação que criamos para você entender mais sobre a avaliação de carros na concessionárias.