Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    • SHARE

    Por Marketing

    Oficina

    Manutenção de freios: como e quando fazer?4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 03:57

    O sistema de freios de um carro tem um objetivo simples: desacelerar o veículo e pará-lo completamente ou mantê-lo parado depois de estacionar. É um dos sistemas mais importantes no veículo e motoristas o acionam quase o tempo inteiro. Ainda assim, muitos motoristas se esquecem que precisam fazer manutenção de freios no carro.

    É um grande erro. O sistema de freios, muitas vezes, impede o veículo de colidir com um obstáculo inesperado. Ele também ajuda nas manobras, controla a velocidade na pista, entre muitas outras funções. Para que tudo aconteça corretamente, ele possui inúmeros componentes que entram em ação quando você pisa no pedal.

    Sabe o que acontece quando qualquer um dos componentes do sistema falha? Problemas na frenagem do carro. Já imaginou o que acontece se o carro deixar de frear quando você dirige? Dependendo da situação, é possível se envolver em um acidente sério.

    Sabendo a importância desse sistema, chegou o momento de entender melhor sobre a manutenção de freios no carro e quando é a hora realizá-la.

     

    Fonte: Pixabay

     

    Sinais de que está na hora de fazer manutenção de freios

    Não é falta de consideração pelo carro que faz um motorista esquecer a manutenção de freios. Em geral, é simples falta de informação e conhecimento sobre os sinais de que está na hora de ligar na concessionária e marcar um horário.

    Para saber se o sistema de freios está comprometido, gasto ou velho, você deve ficar atento aos sinais que listamos abaixo. Lembrando que os freios são essenciais para a segurança, então, ao perceber qualquer um desses sinais, procure fazer a manutenção de freios no carro rapidamente.

     

    Carro desviando para um lado

    Ao frear, o carro deve permanecer no sentido que estava se movendo. Se, durante a frenagem, você perceber que ele desvia para um dos lados, algo está errado. Deixar de corrigir essa falha pode causar um desgaste desproporcional nas pastilhas e pneus. Se isso ocorrer, o custo de manutenção de freios e de todo o sistema pode aumentar.

     

    Ruídos na frenagem

    Outro indicador de problemas no sistema de freio são os ruídos. Quando estão em perfeito funcionamento, os freios são completamente silenciosos. Se você está ouvindo um tipo de assovio, sempre que freia o carro, é interessante buscar uma concessionária de confiança para avaliar o problema.

    Atenção! Quem trocou de pastilhas, recentemente, também pode ouvir ruídos na hora de frear e isso não é indicativo de problemas. É comum que as pastilhas novas façam barulhos até o material assentar no sistema.

     

    Vibração no pedal

    Motoristas com carros que têm freio ABS podem sentir leves vibrações no pedal de vez em quando. O grande sinal de problema é quando não é só o pedal que vibra, como também o volante. Diversos problemas podem causar esse sintoma e você precisa da avaliação de um especialista para entender melhor o motivo.

     

    Hábitos para manter o freio em bom estado

    Quer fazer a manutenção de freios com menor frequência? Então, você pode adotar uma série de hábitos de direção que, além de mantê-lo mais seguro, ajudam na conservação do veículo.

    Primeiramente, evite freadas bruscas. Além de comprometer a segurança no trânsito, podendo gerar colisões traseiras, essas freadas aumentam o desgaste das peças do freio. Quem circula nas grandes cidades sente um pouco mais, pois precisa parar o tempo todo no trânsito. A recomendação é pisar de leve no freio e dirigir em uma velocidade mais moderada nesses casos.

    Uma direção cautelosa é excelente para a manutenção de freios. Portanto, não freie subitamente e evite derrapagens. Essa é uma ótima forma de aumentar a vida útil dos componentes do sistema.

     

    Quando realizar a manutenção de freios?

    Se você perceber algum dos sinais que mencionamos neste artigo a manutenção de freios já passou da hora. No entanto, não precisa esperar seu carro ter sintomas para levá-lo à concessionária para manutenção.

    Cada modelo de carro possui uma frequência de manutenções indicada pelo fabricante. A troca do fluido de freio, por exemplo, deve acontecer a cada 10.000km. Para ter certeza de que seu veículo está em bom estado, é importante consultar o manual do usuário. FIcou com dúvidas? Ligue para uma concessionária de confiança.

    Sabe que seu carro está precisando de manutenção de freios? O Dimas está sempre fazendo o melhor por você e tem tudo que seu automóvel precisa para estar sempre em bom estado. Agende um horário para cuidar do seu carro no Dimas.