• SHARE

Por Marketing

Oficina

Revisão de férias: siga estas dicas e boa viagem!4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:01

O fim do ano está chegando e nada como aproveitar esse período fazendo uma viagem em família. Mas, se você vai de carro, precisa fazer uma revisão de férias e deixar tudo nos conformes antes de sair e quando voltar. É nisso que nos concentramos nesse post para livrá-lo de qualquer dor de cabeça no melhor momento do ano! Vamos lá!

 

O que fazer na revisão de férias

 

 

Destinos românticos, lugares históricos, ou belas paisagens, qualquer um desses roteiros é bem-vindo no fim de ano. Mas, se você vai pegar a estrada com o carro, precisa checar os principais componentes do veículo antes, ou deixar que os mecânicos de uma oficina autorizada façam isso.

Fora da sua cidade, as dificuldades para encontrar alguém de confiança em caso de falha será maior, então, lembre-se do ditado: é melhor prevenir, do que remediar.

 

Freios

Você segue as recomendações e prazos de manutenção do carro de acordo com o fabricante? Ótimo! Continue assim, mas para viajar, é importante verificar os freios do carro, pois o comportamento de todo o veículo será diferente na estrada, em comparação ao dia a dia na cidade.

Na revisão de férias nos freios devem ser revistos os discos, pastilhas e todo componente envolvido na frenagem.

 

Pneus

Os pneus – e o estepe – também são muito importantes nessa inspeção pré-viagem. Se eles estão muito desgastados, ou com bolhas, isso pode atrapalhar a sua ida, portanto, não trafegue nessas condições.

Quando danificados, os pneus devem ser substituídos. A temperatura na estrada é mais alta, o que aumenta a pressão e, nos casos extremos, pode estourar os pneus. Lembre-se de verificar a calibragem, segundo a orientação do fabricante para o carro com mais bagagem e mais pesado.

 

Sistema de arrefecimento

Checar o sistema de arrefecimento também é fundamental na revisão de férias. Ele é responsável por manter a temperatura ideal para o propulsor e é composto por diversos itens, como radiador, mangueiras, bomba d’água, reservatório e ventoinha.

Você mesmo pode conferir o nível do líquido no reservatório, mas a inspeção deve ser feita com o motor frio. Identificou vazamentos? Então, precisa dos serviços de uma oficina antes da viagem.

 

Alinhamento e balanceamento

Esses dois famosos testes automotivos também são indispensáveis antes de uma viagem com o carro. Às vezes, eles são necessários mesmo fora das revisões programadas. 

Na maioria dos casos, o carro emite alguns sinais alertando a necessidade de alinhamento e balanceamento, como as vibrações no volante (balanceamento), ou quando você percebe o carro puxar para um dos lados (alinhamento).

 

Fluídos do carro

Esse é um cuidado simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Na revisão de férias, o óleo do motor e da transmissão, os fluídos do freio, da embreagem e da direção hidráulica – nos carros com esse sistema – devem ser checados.

A condição dos filtros e eventuais vazamentos também merecem atenção. Caso algum prazo de troca esteja próximo, você pode até se antecipar.

 

Itens de segurança

Se algum pequeno problema ocorrer, mesmo depois da revisão de férias, você pode precisar fazer reparos emergenciais. Então, confira se o triângulo, o macaco e chave de roda estão no carro e em perfeitas condições.

 

Sistema elétrico

O sistema elétrico também precisa ser verificado. Nesse caso, os itens importantes são: 

 

  • bateria,
  • alternador,
  • cabos condutores,
  • sistema de iluminação.

 

A bateria do carro possui durabilidade média de 2 a 3 anos e fornece energia para todos os sistemas elétricos, ou seja, não pode estar com falhas. Você sabe a última vez que ela foi trocada? Verifique!

O sistema de iluminação também é uma prioridade. As lanternas da frente, as luzes das placas, da ré e do freio estão funcionando corretamente? Se sim, quase tudo pronto para a viagem!

Limpeza dos vidros

Na estrada, você pode encontrar toda situação, inclusive uma chuva inesperada. Por isso, não custa revisar os limpadores e desembaçadores do vidro. O mesmo vale para o nível do reservatório de limpeza e a condição das palhetas.

 

O retorno da viagem

Fez a revisão de férias, tudo correu bem na viagem e a família está segura em casa? Muito bem! Agora é hora de procurar novamente uma oficina com credibilidade, como a oficina Ford Dimas, para analisar a condição do carro após a viagem.

Rodando muitos quilômetros o problema pode não aparecer de imediato, mas aumentar no dia a dia depois do seu retorno, então, previna-se!

 

Para ajudar mais, a Ford Dimas preparou um checklist da viagem de carro, assim, você vai driblar todo problema no lazer com a família e os amigos. Boa viagem!

 

checklist viagem de carro - revisão de férias