Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.






    Mensagem enviada com sucesso!

    • SHARE

    Por Marketing

    Oficina

    Pneus: assimétricos, unidirecionais ou bidirecionais?4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 03:54

    Escolher os tipos de pneus para um veículo não é uma tão tarefa simples. Eles precisam suportar a carga do carro e fornecer suporte para curvas e terrenos escorregadios, como nos dias de chuva. Quer entender as diferenças entre os pneus disponíveis no mercado e escolher o melhor para seu automóvel? Continue a leitura do artigo.

     

    tipos de pneus

    Imagem/Reprodução: Quatro Rodas – Abril

     

    Quais são os tipos de pneus?

    Por acaso você já visitou uma oficina para conferir os tipos de pneus disponíveis? Se ainda não passou por essa experiência, mas sabe que está chegando a hora de trocar os pneus, você perceberá que existem vários modelos. Eles são usados para situações e veículos diferentes e podem afetar o desempenho e o consumo de combustível.

    Por isso, quem deseja manter seu automóvel com a manutenção em dia, precisa conhecer os tipos de pneus e suas diferenças. Veja, abaixo, como é a estrutura dos pneus e os três principais modelos para escolher o mais adequado e trafegar com tranquilidade e segurança.

    Estrutura do pneu

    O pneu possui uma estrutura bastante específica para garantir estabilidade e poder de frenagem ao veículo. Quando não está em boas condições, compromete o desempenho e a segurança do veículo, aumentando as chances de derrapagem em condições adversas.

    Por acaso você já dirigiu um carro na chuva e percebeu que ele tinha problemas para frear? Talvez os pneus estivessem gastos, sem as ranhuras na profundidade certa. Assim, eles perdem aderência ao chão e derrapam com mais frequência. Isso coloca o motorista em alto risco e pode causar acidentes.

    Assimétrico

    Pneus assimétricos são caracterizados por ranhuras – os desenhos na banda de rodagem do pneu – diferentes de um lado a outro. Também existe outra forma de identificá-los, olhando na parede do pneu. As laterais desse tipo de pneu possuem as palavras inside o outside para orientar na hora de sua instalação.

    Veículos que precisam de pneus assimétricos não podem instalá-los no lado errado. As laterais externas dos tipos de pneus assimétricos são mais reforçadas do que as internas. Por isso, eles são recomendados para carros esportivos.

    Dentre os tipos de pneus, os assimétricos são os mais indicados para fazer curvas mais precisas. Eles também são excelentes para dispersar a água e o calor.

    Unidirecional

    Os pneus unidirecionais possuem um desenho simétrico com banda em forma de V. O desenho está sempre apontando para o sentido de rotação desses pneus, portanto, eles só podem rotar em um sentido. Para identificá-los, basta observar os desenhos e ver para qual lado apontam. Nas laterais também existem flechas mostrando a direção certa de rodagem.

    Antes do uso de pneus assimétricos, os unidirecionais eram utilizados em todos os carros esportivos. No entanto, eles não perderam completamente suas vantagens e ainda estão muito presentes no mercado.

    Esses tipos de pneus são indicados, principalmente, pela segurança na pista molhada. Também ajudam a manter o desempenho do veículo, mesmo na pista seca.

    Bidirecional

    O bidirecional não possui um sentido de rotação específico e pode ser montado em qualquer posição. Ele é o tipo mais comum no mercado e pode ser identificado comparando as diferenças entre os tipos de pneus. Se você tiver dúvidas para saber se um pneu é bidirecional ou não, basta procurar palavras ou setas nas laterais. Como eles podem ser instalados em qualquer direção, não existem instruções nas paredes do item.

    Dependendo da marca, o pneu bidirecional é mais silencioso, além de facilitar a realização do rodízio. Seu custo também é menor quando comparado com outros tipos de pneus. No entanto, sua performance é mais baixa do que os outros, tanto na pista seca quanto na molhada.

    Como escolher os melhores pneus?

    A escolha de pneus varia de acordo com marca e tipos disponíveis. O ideal é buscar uma marca de confiança que forneça produtos com boa durabilidade e que garantam a segurança do motorista. Algumas opções de boas marcas incluem Pirelli, Continental, Michelin e Bridgestone.

    Além de uma marca de excelência, o pneu precisa fornecer frenagem adequada para o veículo e conseguir suportar sua carga. Antes de tomar a decisão, confira as instruções no manual do fabricante.

    Sabendo as diferenças entre os tipos de pneus, chega o momento de escolher o adequado para seu carro. Quer uma dica? Confira as opções oferecidas pela Ford Dimas. Nossos pneus atendem as mais variadas necessidades e tipos de veículos.