• SHARE

Por Kiwany Espindola

Volvo

Sustentabilidade: o que podemos aprender com a Volvo4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:30

Há alguns anos estamos ouvindo cientistas, ativistas e ONGs alertarem sobre as mudanças climáticas, o aquecimento global e os problemas ambientais que enfrentaremos se nossas atitudes não forem repensadas. 

Por não ser mais novidade, acabamos não prestando tanta atenção quando ouvimos algo sobre sustentabilidade ou imaginamos que já tenha alguém cuidando disso. Para que nos preocuparmos se temos pessoas e organizações responsáveis, não é mesmo?! 

Bem, para que haja mudanças significativas no impacto negativo que causamos ao nosso planeta, precisamos reavaliar todas as nossas ações e as das pessoas e empresas ao nosso redor. Por exemplo, separar o seu lixo é uma atitude positiva, mas você já se questionou se a empresa de coleta está dando o destino correto para ele? Ou, ainda, você sabe de onde vêm os insumos usados na fabricação da roupa que usa? São cuidados como esse que, somados, fazem a diferença para a saúde do planeta.  

Entendendo a necessidade de assumir suas responsabilidades socioambientais, algumas empresas vêm se posicionando com relação à sustentabilidade e estão trabalhando duro para mudar o nosso futuro. A Volvo é uma delas. 

sustentabilidade

Uma empresa sustentável 

A empresa sueca, que temos o orgulho de carregar a bandeira em Santa Catarina, vem atualizando toda a sua cadeia produtiva para que seja totalmente sustentável. E, possui grandes metas para os próximos anos, além de já estar fabricando todos os seus veículos com motorização híbrida ou elétrica, extinguindo a emissão de CO² dos modelos novos. 

Sabendo que apenas fabricar carros eletrificados não é o suficiente, uma das metas da Volvo é ter impacto neutro no clima em todas as operações de fábrica até 2025. Isso significa utilizar energia elétrica de fontes limpas e 100% renováveis, voar menos, diminuir emissões de gases em operações logísticas e garantir que um volume maior de detritos de produção seja reciclado. 

E não para por aí, como falamos, é importante conhecer as pessoas em nossa volta, e a Volvo tem feito isso com seus parceiros. Tendo em vista que um terço do carbono usado na produção de um carro vem da cadeia de suprimentos, a marca vem trabalhando com seus fornecedores para reduzir suas emissões na produção e na extração de materiais, minerais e metais. A meta é diminuir as emissões de CO2 da cadeia de suprimentos em 25% por carro até 2025, aumentando o uso de energias renováveis e materiais sustentáveis e evitando o desperdício. 

Aplique as mudanças na sua rotina 

Você deve estar pensando: Como posso aplicar ações sustentáveis na minha rotina se não tenho uma fábrica de carros?  

A resposta é fácil: Podemos adaptar todas essas ações à nossa realidade. Vamos começar com algumas perguntas, como: 

  • Você sabe como a marca que você costuma comprar suas roupas e sapatos fabrica esses produtos? 
  • Você dá preferência para alimentos orgânicos e de produtores / comércio local? 
  • Seu lixo é separado corretamente e os recicláveis são colocados para fora nos dias de coleta seletiva? 
  • Você tem diminuído a utilização de plásticos descartáveis? 
  • Seu consumo de energia elétrica é consciente? 

Esses tópicos podem ajudar você a buscar alternativas e soluções para mudar hábitos de consumo, levar uma vida mais sustentável e ajudar o meio ambiente. 

A Volvo é uma marca inspiradora e podemos aprender muito com suas ações, sempre voltadas para melhorar a qualidade de vida e a segurança das pessoas. Aqui, nós aprendemos a cada dia um pouquinho mais sobre o estilo de vida escandinavo, consciente e sustentável.