• SHARE

Por Marketing

Oficina

Revisão automotiva, um cuidado que traz segurança e economia5 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:25

Se você cuida da própria saúde sabe que, periodicamente, é preciso consultar um dentista, fazer uma bateria de exames e ir a um médico de confiança, pois entende que o cuidado preventivo é fundamental para a detecção de doenças ou outros problemas que, quando diagnosticados cedo, são mais fáceis de tratar. Do mesmo modo, a “saúde” do seu carro deve ser cuidada preventivamente, para que a correção de problemas possa ser feita precocemente. Isso significa realizar revisões periódicas e manutenção preventiva.

É bastante comum ver pessoas que só se preocupam em fazer uma revisão automotiva quando o carro já apresenta algum “sintoma” de desgaste ou antes de uma viagem mais longa. No entanto, manter uma constância das revisões – de acordo com o indicado pelo fabricante – é fundamental para garantir o bom funcionamento de todos os componentes do veículo. Isso ajuda a prevenir acidentes e ainda faz bem para o bolso, já que manter a manutenção em dia é mais barato que trocar peças ou reparar defeitos.

A revisão automotiva periódica tem a função de fazer com que as peças tenham maior vida útil com melhor funcionamento, contribuindo, assim, para a maior durabilidade do carro.

Por que é importante fazer revisão veicular?

Com o passar do tempo e o uso, os componentes de um automóvel se desgastam, dependendo do tipo de uso e de cuidados rotineiros, esse desgaste pode ser mais ou menos relevante, mas é inevitável. Por essa razão, os fabricantes e os mecânicos são unânimes quando o assunto é revisão periódica do veículo para se ter melhor desempenho e segurança: tem que fazer!

Mesmo que você cuide da calibragem dos pneus, mantenha o líquido de arrefecimento, o óleo e o fluido de freio no nível ideal e confira o funcionamento dos faróis e das paletas dos limpadores de para-brisa, por exemplo, há serviços que só podem (e devem) ser feitos por profissionais capacitados – principalmente na manutenção de veículos elétricos ou híbridos.

Somente um mecânico profissional é capaz de checar com precisão e realizar a manutenção do sistema de freio, dos cabos do acelerador, da embreagem, ver como anda a bateria, as velas, os injetores, as correias etc. No caso de veículos elétricos ou híbridos, embora tenha menos peças e custos mais baixos que a revisão de veículos a combustão, um descuido ou imperícia do profissional pode ocasionar acidentes graves durante a manutenção ou troca de peça.

Nos veículos a combustão, a manutenção deve contemplar a troca completa de óleo, que é determinante para o funcionamento do motor, do mesmo modo, é preciso atentar para do líquido de arrefecimento, que não deve ser substituído por água da torneira. Um vazamento desse líquido pode fundir o motor e gerar grandes danos.

Outros itens que precisam ser verificados nesse checkup veicular são:

­– Faróis: Luzes alta e baixa, lanternas, setas e luz de freio devem ser checadas na revisão.

– Freios e amortecedores: O correto funcionamento dos discos e pastilhas e o nível ideal de fluido de freio impactam diretamente na segurança de quem tá dentro e fora do veículo, assim como os amortecedores, que precisam garantir estabilidade em todos os tipos de solo e condições climáticas. Em carros com mais de 50 mil quilômetros rodados, os amortecedores, se forem originais, demandam de atenção especial.

Pneus: É importante realizar o rodízio periodicamente, assim como o alinhamento a cada dez mil quilômetros rodados, e, sempre que houver qualquer imperfeição ou desgaste que altere o desempenho, trocar os pneus por novos.

Manutenção de carros elétricos custa cerca de 40% menos que de carros a combustão

Os carros elétricos possuem menos peças móveis que um carro com motor a combustão. Esses modelos não precisam trocar o óleo lubrificante nem velas, não utilizam filtros de ar nem possuem sensores que regulam a combustão, correias e tensionadores, entre outros componentes.

E, por serem mais leves, tendem a sofrer menos desgaste de amortecedores, pneus e freios. Todos esses fatores contribuem para que a manutenção dos veículos elétricos seja em torno de 40% mais baratas que a de veículos a combustão.

Porém, é preciso se manter atento às determinações do fabricante e realizar as revisões conforme indicação, não somente pela garantia, mas principalmente pela sua segurança, dos passageiros, dos pedestres e dos outros motoristas.

Volvo Personal Service: Um serviço exclusivo e completo

A Volvo acredita que a manutenção do um carro deve ser simples e dar o mínimo de trabalho possível, por isso, aprimorou os métodos tradicionais para oferecer um atendimento mais eficiente, que cuida do veículo e oferece melhor experiência aos donos.

Com o Volvo Personal Service, atendimento exclusivo das concessionárias Volvo, enquanto seu carro estiver na manutenção, você poderá utilizar um veículo alternativo para que não seja preciso alterar sua rotina.

O serviço de manutenção contempla inspeção completa dos sistemas de segurança do veículo, verificação do status da bateria, atualização do sistema – para que seu carro tenha sempre a última versão do software instalada. E seu carro ainda será entregue limpo, pronto para ser usado.

Conheça os serviços da Volvo Dimas e planeje a revisão do seu veículo!